Após cumprir compromissos em Gurupi, o governador Mauro Carlesse (PHS) encerrou a agenda de campanha à reeleição de terça-feira, 25, em Palmas, na região do Taquari. Tema de atrito com o adversário no pleito Carlos Amastha (PSB), a pavimentação asfáltica do bairro foi um dos focos do discurso do gestor humanista. Em material enviado à imprensa, a coligação “Governo de Atitude” defende que a atual administração estadual priorizou as obras após “anos de espera pela comunidade e de muitas promessas políticas não cumpridas”.
O local escolhido para receber o evento político foi justamente uma das primeiras vias a receber pavimentação asfáltica nesta fase inicial das obras de asfaltamento do bairro. Em discurso, Carlesse disse que no pleito suplementar de junho chegou a realizar um encontro para ouvir as demandas. “Era uma reunião pequenininha e eu vim ouvir as reivindicações, saber, naquele momento, o que era importante para o Taquari. A prioridade era asfaltar o Taquari, e é o que nós estamos fazendo aqui”, destacou o candidato à reeleição.
Ainda no evento, o governador agradeceu o apoio, citou outras medidas adotas pelo governo e alfinetou. “Nós temos ouvido muita besteira. Adversários desesperados, me chamando de mentiroso, de cara de pau. Eu acho que eles não estão entendendo: o Carlesse representa o povo tocantinense”, defendeu.
Embate
O Taquari é o um ponto central de um embate entre Amastha e Carlesse. O governador aproveitou programa eleitoral para repercutir o asfaltamento do bairro. O ex-prefeito reagiu e em vídeo afirma ter feito a regularização fundiária do setor e garante que já havia feito parte do esgoto da área, sendo que a outra parte já está sendo programada. O pessebista acrescenta ainda ter deixado dinheiro para a conclusão da obra para a sucessora na prefeitura, Cinthia Ribeiro (PSDB), e que só faltaria o término da licitação.
Ainda no vídeo, Carlos Amastha afirma que Carlesse, “de maneira mentirosa”, disse que concluirá em 120 dias o asfalto. “Governador, o senhor é um mentiroso! Porque uma obra de drenagem vai levar mais de um ano”, atacou. De acordo com o ex-prefeito de Palmas, o asfalto não se faz em menos de dois anos. “E não vai ser o senhor que vai fazer, sou eu que vou fazer, porque eu prometi”, assegurou ainda.
Apesar das críticas do adversário, Mauro Carlesse anunciou o início da pavimentação no Taquari. Em material enviado à imprensa pela coligação “Governo de Atitude”, o candidato à reeleição chegou a alfinetar. “Prometido por muitos”. Quando prefeito de Palmas, Carlos Amastha chegou a se mudar para o Taquari sob a garantia de que só sairia de lá quando o setor tivesse asfalto, o que não ocorreu. Um morador chegou a postar vídeo em redes sociais criticando o ex-prefeito.
Gurupi
Berço político de Mauro Carlesse, Gurupi também recebeu evento de campanha da coligação “Governo de Atitude”. Em caminhada no município, o governador e candidato à reeleição destacou ações na saúde do município e ainda a transformação da Unirg de centro universitário em universidade. Decreto do recredenciamento da instituição junto ao sistema estadual de ensino já foi assinado.
Acompanharam Carlesse o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), que também busca a reeleição; o candidato a senador da coligação “Governo de Atitude” Eduardo Gomes (SD), a deputada federal Josi Nunes (Pros), que tenta se reeleger, e Gleydson Nato (PHS), que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa.