Em Xangai, na China, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), teve oportunidade de reunir-se com Dilma Rousseff, que agora preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, New Development Bank, em inglês), instituição financeira criada pelo Brics para promover o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento. Na pauta, o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics).
OBRAS DO PICS
O conteúdo do programa prevê três projetos no eixo da infraestrutura e logística: a duplicação da rodovia que liga a BR-153 de Araguaína até o distrito de Novo Horizonte; a duplicação da ponte que liga a Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional; e a duplicação da TO-080 até o Parque da Ferrovia, sentido Paraíso do Tocantins, onde será implantado um distrito industrial no local; e por fim, um anel viário na cidade de Gurupi com uma alça na entrada pela região sul do município e outra pela região norte.
BEM RECEBIDOS
Laurez Moreira agradeceu a receptividade de Dilma Rousseff, pontuando o amplo diálogo para a possibilidade de concessão de crédito para importantes obras no Estado. “Fomos muito bem-recebidos pela presidente do Brics, quando pudemos dialogar e apresentar as nossas propostas e os projetos, que geram benefícios para a população tocantinense. São três obras de grande importância para o Tocantins e vamos fazer de tudo para que os projetos tramitem o mais rápido possível”, ressaltou o vice-governador.
REDUZIR DEPENDÊNCIA DO BANCO MUNDIAL
Fundado em 2014, o NDB busca fortalecer a cooperação econômica entre as nações Brics e reduzir a dependência de instituições financeiras internacionais tradicionais, como o Banco Mundial. Seu foco principal é apoiar iniciativas que contribuam para o crescimento econômico e a melhoria das condições de vida nas regiões beneficiadas.