Tiago Dimas (Podemos) está oficialmente de volta à Câmara dos Deputados após ser empossado nesta quinta-feira, 31, em sessão solene realizada de forma virtual. O parlamentar assume a cadeira antes ocupada por Lázaro Botelho (Progressistas), resultado do novo entendimento do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) sobre as sobras eleitorais.
ENTENDA A MUDANÇA
Pelo Progressistas ter cumprido a cláusula de desempenho, Lázaro Botelho tinha sido alçado à Câmara com 13.688 votos. Entretanto, o STF decidiu que todos os partidos estão aptos a participar da terceira fase de distribuição das vagas e determinou a retotalização da votação. Neste cenário, Tiago Dimas acabou com a última cadeira. No pleito de 2020, o novamente deputado federal alcançou o apoio de 42.970 eleitores.
CONSOLIDAÇÃO DE UMA VITÓRIA NAS URNAS
Por meio da assessoria, Tiago Dimas comentou o retorno ao mandato. “Essa posse representa a consolidação de uma vitória nas urnas, da confiança do povo tocantinense e do respeito à democracia. Aqui tem um jovem confiante, determinado e que vai honrar toda a confiança recebida”, ressaltou. O deputado agradeceu, ainda, todo o apoio do Podemos e da presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), que deram total respaldo na luta judicial. “Sou muito grato, primeiro, a Deus, à família, ao povo que confiou na gente e ao Podemos como um todo, que desde o começo viu que o Direito estava do nosso lado”, finalizou.