O governador Mauro Carlesse (PHS) recebeu nessa quinta-feira, 9, uma comissão de empresários de Porto Nacional e afirmou que a data provável de reabertura da ponte é 4 de junho. Segundo o governador, devido à precariedade estrutural da travessia será uma abertura controlada. A audiência foi articulada pela senadora Kátia Abreu (PDT).
Em nota, o grupo disse que o governador informou que havia um laudo desde 2012 que já indicava preocupações sérias com a segurança da ponte. “O novo laudo está sendo finalizado e será entregue à população de Porto Nacional em breve”, afirmou a nota.
— Confira tudo o que o CT publicou sobre a Ponte de Porto Nacional
O grupo sugeriu ao governador que pudesse antecipar a abertura controlada da ponte e que caminhões e ônibus de passageiros interestaduais possam fazer a travessia pela balsa sem custo. Ainda propuseram que, após a abertura, o governo crie e execute um plano de revitalização da atividade econômica em Porto Nacional, bastante atingida pela interdição da ponte.
De acordo com o grupo, Carlesse afirmou que os recursos para a nova ponte estão garantidos, do empréstimo junto à Caixa de R$ 135 milhões, “sem nenhuma pendência técnica por parte do Estado”.
O governador ainda informou que a licitação anterior, “suspensa pelo Ministério Público”, já estaria solucionada e um novo modelo (estaiada) de construção mais ágil será adotado pelo governo.
A senadora Kátia Abreu informou que, nos próximos dias, fará uma reunião na cidade em conjunto com o secretário estadual de Infraestrutura, Renato Assunção, para apresentar o cronograma de reabertura da ponte.