A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu nesta quarta-feira, 29, em Porto Alegre do Tocantins, com gestores dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manuel Alves, para apresentação do projeto “Lixão Zero”, na área piloto do CIDS e da proposta para regularização da área doada.
ENTENDA
O Projeto Lixão Zero vem sendo implementado pela Diretoria de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh. Na ocasião, além da exibição do projeto do aterro sanitário, os participantes colocaram em pauta a definição da área para construção do empreendimento. “Dentro desse processo de planejamento estamos implantando o primeiro aterro sanitário consorciado do Tocantins, esse é o nosso piloto, nós vamos implementar em todo o Estado”, destacou secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura. “Todas as pontas estão entrelaçadas para que nós possamos construir o aterro sanitário e dar a destinação certa para os resíduos sólidos dessa região”, emendou o titular da Semarh, Marcelo Lelis.
VISITA À ÁREA
O presidente do CIDS Vale do Rio Manuel Alves e prefeito de Porto Alegre do Tocantins, Rennan Cerqueira, conduziu a visita a área de construção do aterro sanitário Durante o encontro, Sergislei Moura falou sobre os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES), a técnica da Pleiade Agro, Larissa Jacoby e Aurélio Picanço apresentaram o projeto do aterro sanitário e a proposta para regularização da área doada. Representando o proprietário Zig Siegfried da Fazenda Galiléia EPP, a consultora Ambiental, Simone Dutra e o advogado Thiago Santana, falaram sobre a decisão da doação do terreno.