Em resposta ao ofício encaminhado pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PL), que questiona a utilização de recursos encaminhados para o enfrentamento à Covid-19, A Secretaria Estadual da Saúde informou não ter encontrado no sistema do Fundo Nacional de Saúde “qualquer menção aos valores indicados pelo referido Parlamentar, como destinação de recursos de maneira individual”. “Cabe destacar que a Secretaria de Estado da Saúde recebeu o montante de R$ 16.177.745, no entanto o valor é referente a recursos encaminhados pela Emenda de Bancada n° 71280014/2020, a qual o deputado Vicentinho Júnior é integrante”, afirma a pasta em nota.
LEIA MAIS
Não exclusivamente
Segundo a secretaria, “a referida Emenda de Bancada não foi direcionada exclusivamente para aquisição de respiradores a serem utilizados em unidades municipais de saúde”. Os equipamentos, objetos da emenda, de acordo com a Sesau, possibilitam a aquisição de aparelhos de ultrassom, de raio-X e de anestesia, como também monitores multiparâmetros – que foram cadastrados no Ministério da Saúde para serem utilizados nos hospitais estaduais de média e alta complexidade, gerenciados pela pasta e que atendem aos 139 municípios tocantinenses. “A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que estão disponíveis para consulta pública, no Portal da Transparência do Governo do Tocantins, todos os gastos com o enfrentamento à Covid-19”, diz a nota.
Foi pessoalmente
O deputado federal Vicentinho Júnior foi pessoalmente no dia 21 entregar ao secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, ofício em que pede informação à pasta sobre a execução de sua emenda de R$ 8,340 milhões, destinada ao Fundo Estadual da Saúde, para a aquisição de respiradores mecânicos para os 139 municípios do Tocantins.