A Escola Estadual Dona Anaídes Brito Miranda, de Guaraí, será o oitavo Colégio Militar instalado no Tocantins. O ato foi assinado na quinta-feira, 17, pelo governador interino Mauro Carlesse (PHS). A cerimônia foi realizada na sede da unidade de ensino, e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e do município.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes, o colégio passará por uma ampla reforma, financiada com recursos do Banco Mundial, por meio do Programa Estrada do Conhecimento, que entre várias ações destina recursos para a modernização de escolas públicas sediadas em municípios às margens da BR-153.
Com investimento de R$ 2,9 milhões, incluindo a construção de mais dez salas de aula, auditório, quadra e refeitório. A previsão é de que as obras sejam concluídas até maio do ano que vem. A partir daí, o Colégio Militar terá capacidade para até 840 alunos.
Ainda no mês de outubro deste ano será lançado o edital para a seleção dos primeiros alunos do Colégio Militar e em janeiro do próximo ano as aulas devem ser iniciadas. Os quase 300 alunos que já estudam na unidade serão automaticamente inseridos no modelo militar, mas enquanto a reforma acontece, terão que estudar provisoriamente em outro local.
Com uma educação que privilegia o mérito por meio da disciplina consciente – por meio da qual o estudante entende que é preciso respeitar regras e apresentar resultados para atingir objetivos no processo de formação – o modelo militar de ensino, apesar de considerado mais rígido do que o convencional, forma cidadãos qualificados e melhor preparados para o futuro. (Com informações da Assessoria de Imprensa)