O Estado realiza nesta sexta-feira, 2, a terceira consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA de 2024 a 2027) em Colinas do Tocantins, na Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos. A programação inicia às 8 horas e contará com a presença do governador em exercício, Laurez Moreira (PDT), secretários estaduais e gestores da região
EIXOS TEMÁTICOS
A consulta pública abordará sete eixos temáticos, sendo eles: Segurança, assistência social e cidadania; Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda; Gestão Pública e Governança; Meio ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-estar; Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; e Infraestrutura Econômica e Urbana, que são de extrema relevância para o desenvolvimento da região.
PROGRAMAÇÃO
No período da tarde, serão iniciadas as discussões que visam trazer à tona temas essenciais para o progresso das cidades envolvidas, sendo elas Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Presidente Kennedy, Palmeirante, Pau d’Arco e Tupiratins. Esses municípios terão a oportunidade de expor suas demandas e contribuir para a construção de soluções conjuntas.
PLENÁRIA NO FINAL DA TARDE
Conforme o governo estadual, a consulta pública representa uma oportunidade para a sociedade civil organizada da região participar ativamente na definição de políticas públicas que impactarão o cotidiano coletivo. A participação popular é fundamental nesse processo, e a iniciativa busca justamente fortalecer a participação democrática e promover um diálogo aberto e transparente entre governantes e cidadãos. A plenária final, prevista para às 17 horas, encerra o dia de debates. Neste momento será possível consolidar as ideias discutidas e estabelecer diretrizes para futuras ações.
CONSULTAS EM ARAGUAÍNA E ARAGUATINS
A primeira consulta pública do PPA ocorreu no dia 14 de abril, em Araguatins, contando com aproximadamente 700 pessoas inscritas. A prioridade eleita pela população do Bico do Papagaio foi a transferência de recursos financeiros aos municípios para pagamento de benefícios eventuais – auxílio-funeral, auxílio-natalidade, vulnerabilidade temporária e calamidade pública. Já a segunda etapa da ação foi realizada em Araguaína no dia 26 de maio, reunindo cerca de mil pessoas. A prioridade eleita pela população foi a valorização dos profissionais da educação.