O Tocantins renovou 89 prefeitos e reelegeu 50 representantes, aponta levantamento da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) sobre as eleições municipais deste ano.
Desistência da reeleição
No Estado, 50 prefeitos continuam à frente das cidades tocantinenses pelos próximos quatro anos. Para esta eleição, a ATM verificou que 107 prefeitos tiveram candidaturas deferidas e poderiam participar do pleito, porém, 21 desistiram e 86 tentaram a reeleição.
28 prefeitos fizeram o sucessor
A ATM mostra que dos 32 prefeitos que já foram reeleitos na eleição anterior, 20 conseguiram fazer sucessor. No entanto, dos 21 prefeitos desistentes da reeleição, somente oito conseguiram fazer com que um aliado vencesse o pleito.
Percentual de mulheres eleitas diminui
O Tocantins terá 20 cidades com mulheres governantes, o número é 14% do total de municípios, número inferior às eleições de 2016, quando o Estado elegeu 24 mulheres, percentual de 17% do total de eleitos.
Voto a voto apertado
Cinco cidades tiveram diferença apertada de votos: Lizarda (10 votos), Luzinópolis (13), Santa Rita do Tocantins (14), Pindorama (17) e Jaú do Tocantins (17).
Clique e confira o levantamento da Coluna do CT para detalhes das eleições em todos os municípios.