A pré-candidatura de Ester Nogueira à presidência da seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebeu o apoio de Juvenal Klayber, nome da oposição que também era ventilado para disputar a eleição classista. O anúncio é o primeiro passo para a união dos opositores do presidente Gedeon Pitaluga, mas uma outra opção – além da proposta da situação, que ainda está indefinida – é discutida.
Facilitar união dos insatisfeitos
Conforme a assessoria de Ester Nogueira, o próprio Juvenal Klayber ressaltou a importância de buscar unidade da oposição. “Estou aqui anunciando a retirada da minha pré-candidatura às eleições deste ano da Ordem, isso para facilitar a união daqueles que estão insatisfeitos com a atual gestão. Vou apoiar incondicionalmente a minha colega para a presidência da OAB nas eleições deste ano”, disse.
Busca pelo apoio de todos os advogados
Ester Nogueira reforçou a busca pela união da oposição. “O momento em que vivemos é o ideal para que possamos resgatar a moralidade e o respeito à nossa instituição. Buscarei o apoio de todas as advogadas e advogados do Estado, mostrando a nossa proposta e dizendo qual será o modelo da nossa gestão para que nós possamos resgatar a advocacia desse descrédito em que estamos vivendo e que possamos, nós e nossas famílias, vivermos com dignidade”, concluiu.
Nome isento de conexões político-partidárias
A pré-candidata aproveitou para comentar a manifestação de apoio da senadora Kátia Abreu (PP) e negou qualquer interferência política no projeto, alegando que decidiu aceitar a missão por acreditar que o seu nome “está isento de conexões político-partidárias”. “Permitindo uma atuação independente e voltada ao restabelecimento da credibilidade moral de nossa instituição, devolvendo a dignidade à advocacia tocantinense”, completou. A própria Kátia negou em nota à Coluna do CT apoio político-partidário à advogada.
Apoio da advocacia
Conforme a assessoria, algumas lideranças da advocacia estadual manifestaram apoio à pré-candidatura da advogada Ester Nogueira. A Juvenal Klayber se juntam: Albery César (Gurupi), Venância Figueredo (presidente da subseção de Gurupi), Paulo Saint Martin e André Luiz Barbosa Neto (Araguína), Marcus Vinícius Gomes Moreira, Rubens Dário, Roger Otaño, Maurício Cordenonzi, Alexandre Aires, Renato Cury, Mery Brandão, Elisângela Mesquita, Suiane Lanusse e Coriolano Marinho (Palmas), entre outros.