Governador de Goiás de 1979 a 1983 e deputado federal pelo Tocantins de 1989 a 1991, Ary Ribeiro Valadão faleceu nesta segunda-feira, 9, aos 102 anos, vítima de pneumonia. O político morre em sua casa, em Goiânia. Em sessão solene da Assembleia Legislativa em 18 de abril de 2013, Valadão foi agraciado com o Título de Cidadão Tocantinense. “Se dedicou à causa pública e deixa um legado imenso para o Estado de Goiás e para o Brasil”, afirmou o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), em nota.
Notas de pesar:
É com profunda tristeza que manifesto pesar pelo falecimento do ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, ocorrido nesta segunda-feira, 9, em Goiânia.
Ary Valadão, durante toda a sua vida, se dedicou à causa pública e deixa um legado imenso para o Estado de Goiás e para o Brasil. No Tocantins, foi eleito deputado federal em 1989 e desenvolveu uma série de atividades econômicas na região da bacia hidrográfica do rio Tocantins. Sua trajetória foi marcada pela convicção com que defendia o interesse da população e por grandes obras nas áreas da educação, da infraestrutura e do agronegócio.
Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, esposa, filhos, netos, bisnetos, demais familiares e todos que sofrem a perda desse grande amigo.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
Presto as minhas homenagens e solidariedade aos familiares e amigos, do ex-Governador do Estado de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, em decorrência do seu falecimento nesta segunda-feira, 9, em Goiânia.
Ary Valadão foi um homem de muito prestígio intelectual e que contribuiu por 51 anos à vida pública, exercendo mandatos de prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal e Governador.
Pelo então Norte goiano deixou sua marca registrada no incentivo à emancipação de cidades, construção de pontes e estradas, e ainda, o seu maior e principal legado que é o projeto de Irrigação do Rio Formoso, referência nacional e até para outros países da América Latina.
Na certeza de sua dedicação por sua gente e pelo País, rogo a Deus o amparo espiritual ao Dr. Ary Valadão. Meus pensamentos estão com a família neste momento.
Respeitosamente,
Dulce Miranda
Deputada Federal
É com imenso pesar que a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento ex-governador de Goiás Ary Ribeiro Valadão, 102 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 09, em Goiânia, em decorrência de uma pneumonia.
Ary Ribeiro Valadão nasceu em Anicuns, em 1918, cidade em que foi prefeito por dois mandatos, entre 1947 e 1951 e 1955 e 1959. Ele foi deputado estadual em 1959, e se reelegeu por mais duas vezes. Também foi deputado federal por três mandatos consecutivos, de 1967 a 1979. No executivo, foi eleito indiretamente para o cargo de governador de Goiás e administrou o estado entre 1979 e 1983.
Ary Ribeiro Valadão deixa um grande legado ao estado de Goiás e ao Brasil. Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito e solidarizam com familiares e amigos.
Registro meu pesar pelo falecimento do ex-governador de Goiás e ex-deputado federal pelo Tocantins, Ary Valadão. Entre os diversos feitos realizados pelo Tocantins está a implantação do Projeto Rio Formoso, muito importante para a economia do nosso Estado.
Rogo a Deus em oração que conforte o coração de familiares e amigos neste momento de profunda dor e saudade.
Laurez Moreira
Ex-prefeito de Gurupi e ex-deputado federal
Morre o Ex Governador de Goiás,Ary Valadão, o homem que criou o Projeto Rio Formoso e transformou nossa cidade e região, e com esse gesto mostrou a viabilidade do potencial econômico do norte goiano, que pouco anos depois se emanciparia e se transformaria no Estado do Tocantins.
Quando vereador, fui autor da Lei Municipal que concedeu Título de Cidadão de Formoso do Araguaia a este ilustre líder, a quem a o município deve a sua expansão econômica.
Que as atuais e as próximas gerações tenham em mente a nossa história, porque uma cidade sem história, também é uma cidade sem futuro, futuro este idealizado pela capacidade realizadora de um extraordinário visionário, Ary Ribeiro Valadão.
Ronison Parente
Ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Formoso do Araguaia
Com imensa tristeza e profundo pesar que recebemos hoje a notícia de falecimento do grande amigo Dr Ary Ribeiro Valadão, ex-governador de Goiás e prefeito deputado estadual e federal por vários mandatos. Ele faleceu de pneumonia em sua casa, em Goiânia, nesta segunda-feira, dia 9, aos 102 anos. Dr Ary teve um governo excepcional, com visão desenvolvimentista, garantiu ao então norte de Goiás investimentos que possibilitaram, na análise econômica e financeira garantir a criação do Estado de Tocantins, provando que se tratava de uma região estruturada para se criar o novo estado. Nós tocantinenses devemos muito às ações arrojadas e promotoras do desenvolvimento econômico do governo Ary Ribeiro Valadão.
Implantou estruturas novas de educação, colégios que tem a marca da sua gestão, várias estradas pavimentadas, ligando o eixo da Belém-Brasília, à margem direita do Tocantins como Fátima a Porto Nacional, e tantas outras cidades. Implantou a Usina Isamu Ikeda. Os primeiros projetos de eletrificação rural foram desenvolvidos na gestão de Ary Valadão.
Desenvolveu outro projeto importante para Goiás que foi o projeto de fruticultura de Alto Paraíso, que outros governos não levaram adiante. Mas foi um governo marcado pelo desenvolvimento, pela lealdade aos compromissos republicanos. Dr. Ary era um amigo de fé, um homem de muita coragem e compromisso público, acima de tudo de lealdade aos princípios republicanos que sempre nortearam a sua vida.
Deixamos aqui nosso pesar, nos solidarizamos à dor da Dona Maria Valadão, carinhosamente chamada pelo Dr Ary de Dona Cotinha, ao meu amigo e compadre Ronaldo Valadão, ao amigo Marcio Valadão e à Lílian Valadão, filhos do Dr. Ary. Pedimos a Deus que dê força e fé para que a família e as pessoas amigas possam através da fé e da oração suportar essa dor. Que Deus proteja a todos
Paulo Mourão e Família