O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), 87 anos, morreu na madrugada desta terça-feira, 9, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), onde estava internado desde 31 de agosto. Ele sofreu acidente vascular cerebral (AVC) no início de agosto em Goiânia e desde então estava internado.
Vereador, prefeito, deputado, senador, governador, ministro
O político iniciou sua carreira aos 16 anos, como candidato a vereador de Goiânia pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1966 elegeu-se prefeito de Goiânia, cargo com o qual encerrou sua carreira em 2020, depois de ter sido eleito pela última vez em 2016. Iris foi ainda deputado estadual em Goiás, governador do Estado por dois mandatos, senador da República por Goiás, ministro da Agricultura no governo José Sarney e da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.
Principais cargos
Prefeito de Goiânia
31 de janeiro de 1966 até 20 de outubro de 1969
1º de janeiro de 2005 até 1º de abril de 2010
1º de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2020
Senador
1º de fevereiro de 1995 até 1º de fevereiro de 2003
Governador de Goiás
15 de março de 1983 até 13 de fevereiro de 1986
15 de março de 1991 até 2 de abril de 1994
Ministro da Agricultura (Governo José Sarney)
14 de fevereiro de 1986 até 15 de março de 1990
Ministro da Justiça (Governo Fernando Henrique Cardoso)
22 de maio de 1997 até 1º de abril de 1998
NOTAS DE PESAR
Com muito pesar recebi a notícia do falecimento de Iris Rezende, ocorrido nas primeiras horas desta terça-feira, 9.
Reconhecidamente um dos expoentes da política brasileira, o advogado goiano Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959. Passou pela maioria dos cargos com mandatos eletivos, sendo vereador, deputado, governador do estado de Goiás e senador.
Respeitado e de reconhecida capacidade administrativa e de coalizão, Íris Rezende foi ainda ministro de duas importantes pastas federais em períodos distintos, o Ministério da Agricultura ( governo José Sarney) e o Ministério da Justiça (governo Fernando Henrique Cardoso). Iris Rezende deixa um legado e exemplo de homem público engajado com a ética na política, com o respeito aos cidadãos e com políticas que gerem crescimento e desenvolvimento.
Ante ao luto pela partida de Iris Rezende, externo meus sinceros sentimentos, rogando ao nosso eterno Deus para que conceda o consolo aos corações dos familiares, amigos e aos nossos irmãos goianos nesse momento.
Wanderlei Barbosa
Governador em exercício do Estado do Tocantins
É com profundo pesar que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende, de 87 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 09, em São Paulo, onde fazia tratamento há mais de três meses para recuperação de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto.
Iris nasceu em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás, em 22 de dezembro de 1933. Iniciou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia. Foi eleito governador de Goiás por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Em 2004, novamente foi eleito prefeito de Goiânia. Encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia.
Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e rogam ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda.
Goiás perde hoje, um grande líder, uma das maiores referências na política da história do Brasil, Iris Rezende, 87 anos, ex-governador, ex-senador, ex-ministro, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiânia por quatro mandatos. Um goiano que com 40 anos de vida pública, fez muito pelo seu estado e pelo país, deixando a sua marca de trabalho e legado na política brasileira.
Muito querido pelo povo, Ires era sem dúvida, uma figura emblemática e expressiva, que sabia como poucos homens públicos no Brasil, fazer política com amor e dedicação a seu estado e sua gente.
Expresso meu pesar à sua esposa, Dona Iris, seus filhos, netos, parentes, amigos e ao povo goiano. Que Deus possa confortar a todos, nesse momento de dor e sofrimento.
Descanse em paz Iris Rezende.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
Recebi com muita tristeza nesta terça-feira (09/11), a notícia do falecimento do grande político e ícone do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Iris Rezende Machado que tinha 87 anos.
Iris estava internado a aproximadamente três meses. No dia 6 de agosto, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, desde então, estava em tratamento.
Sou emedebista desde 18 anos, ele era nosso exemplo, um professor, tive a honra e o prazer de encontrá-lo algumas vezes e eu sempre ficava emocionado pelo legado que ele já carregava em vida.
Advogado de formação ele foi um dos políticos mais respeitados do Brasil e o mais tradicional de Goiás, Iris Rezende assumiu diversos mandatos como prefeito de Goiânia, além de ter sido governador do estado de Goiás em duas ocasiões. Ingressou na política na década de 1950 e tornou-se uma figura importante, foi ministro da justiça e da agricultura nos governos de José Sarney e de Fernando Henrique Cardoso.
Me solidarizo com Dona Iris, sua esposa, e seus demais familiares, além das pessoas que apreciavam sua companhia. Nesse momento de dor e despedida peço a Deus que conforte todos.
Nilton Franco
Deputado Estadual
Vice-presidente do MDB-TO
Nos solidarizamos com os familiares, amigos, correligionários e admiradores de Iris Rezende Machado, nesse momento de dor, ocasionado por sua partida.
Iris Rezende deixa a sua contribuição à sociedade como político, onde foi vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Ele teve um legado histórico e partidário brilhante e de respeito dentro do MDB.
Tivemos a oportunidades de estar ao lado desse grande homem, e nos sentimos honrados pelo trabalho por ele prestado junto ao nosso Brasil e Estado de Goiás.
Que Deus traga consolo e força a todos nesse momento de luto.
Moisés Avelino
Ex-governador do Tocantins e ex-prefeito de Paraíso
O Brasil perde uma grande referência com o falecimento do eterno governador de Goiás, Iris Rezende. Um líder político nato, que inspirou a muitos. Durante mais de três décadas de vida pública foi referência para os políticos do Centro-Oeste e Norte do País. Tive a honra em acompanhá-lo durante uma visita ao Tocantins, onde recebeu no município de São Valério, o título de cidadão São valeriano.
Um ser humano ímpar, de uma simplicidade incrível. Em sua passagem nesta vida, só plantou alegria e boas amizades. Neste momento de dor, por esta irreparável perda, solidarizamo-nos com sua esposa, dona Iris de Araújo, filhos, amigos e familiares. Peço a Deus que receba Seu filho de braços abertos e lhe dê o merecido descanso.
Vicentinho Júnior
Deputado federal
Soube nas primeiras horas do dia, da notícia do falecimento nesta terça-feira, 9, desse grande político, Iris Rezende. Ele vinha lutando pela saúde e vida há três meses, mas infelizmente, não resistiu.
Eu sempre tive muito respeito e admiração por Iris Rezende, bem como pela sua história de luta e amor pelo Brasil e por Goiás, onde por mais de meio século defendeu em diversas vertentes os interesses da Nação.
O falecimento de Iris Rezende é uma perda irreparável para toda a população, e particularmente, estou muito consternada com a sua passagem.
Em nome da esposa, dona Iris, registro a minha solidariedade, condolências, respeito e amor, aos filhos, netos, demais familiares e amigos.
Que Deus conforte a todos neste momento de dor, e que Iris possa encontrar o acolhimento espiritual na Casa do Pai eterno.
Dulce Miranda
Deputada Federal