O ex-senador de Goiás e ex-ministro da Agricultura Lázaro Barbosa faleceu aos 80 anos na madrugada desta quinta-feira, 14. Lázaro se elegeu senador em 1974, quando o MDB surpreendeu nas urnas e fez a maioria dos senadores em plena ditadura militar.
Começou na política em 1964, com sua filiação ao MDB. Foi candidato à reeleição numa sublegenda em 1982, mas foi derrotado por seu companheiro de partido Mauro Borges.
Foi secretário de Minas e Energia, m 1983, no governador Iris Rezende, e integrou o conselho de administração da Centrais Elétricas de Goiás e da empresa Metais de Goiás.
Lázaro ainda se elegeu deputado federal em 1990 e foi ministro da Agricultura nos primeiros dias do governo Itamar Franco.
Depois desse último mandato se dedicou à advocacia.
Os amigos e companheiros que aqui ficaram guardarão em suas memórias a alegria e a dedicação em favor da democracia e melhoria de Goiás e do nosso país, dispensados por Lázaro Barbosa.
O presidente do MDB do Tocantins, Derval de Paiva, afirmou em nota de pesar que “os amigos e companheiros que aqui ficaram guardarão em suas memórias a alegria e a dedicação em favor da democracia e melhoria de Goiás e do nosso país, dispensados por Lázaro Barbosa”.
Confira a íntegra da nota de Derval:
“É com pesar que o Movimento Democrático do Tocantins (MDB/TO) se despede, nesta quinta-feira (14), do ex-Senador pelo Estado de Goiás, Lázaro Ferreira Barbosa.
O MDB/TO presta condolências a família, amigos e a todos aqueles que tiveram a alegria de conviver com este grande homem.
Lázaro Barbosa era natural de Orizona (GO), advogado, entrou para o MDB ainda em 1966. Homem público, representou Goiás no Congresso Nacional como Senador (1975-1983) e Deputado Federal (1991-1995), nomeado secretário de Minas e Energia no Governo de Iris Rezende (1983) e ministro da Agricultura no Governo Sarney (1986). Foi um político brasileiro ativo e de muitos feitos.
Os amigos e companheiros que aqui ficaram guardarão em suas memórias a alegria e a dedicação em favor da democracia e melhoria de Goiás e do nosso país, dispensados por Lázaro Barbosa.
Derval de Paiva
Presidente do MDB/TO”