O ex-vereador de Araguaína Edmones de Jesus Matos da Silva, o Xeroso, morreu aos 58 anos na tarde desse sábado, 12. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) no início de julho e estava internado na UTI do Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Xeroso foi vereador por quatro mandatos, suplente de deputado estadual e secrertário na Prefeitura de Araguaína. O ex-parlamentar é irmão de um político histórico do Tocantins, o ex-deputado federal Edmundo Galdinho, que faleceu em 2021.
Em nota, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) disse que Xeroso era “uma grande liderança de Araguaína” e que “deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação a família e amigos, e relevantes serviços prestados ao município”. “Araguaína perde um homem cumpridor de seus deveres em prol da população araguainense”, afirmou Wanderlei.
O ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL), em cuja gestão Xeroso foi secretário de Governo, afirmou que “a contribuição do ex-vereador para a população de Araguaína durante a sua vida pública é grandiosa”. “Além do mais, ele era uma pessoa de coração enorme”, disse Dimas,
NOTAS DE PESAR
Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-vereador de Araguaína, Edmones de Jesus Matos da Silva, ocorrida neste sábado, 12.
Xeroso, como era carinhosamente conhecido, tinha 58 anos, completados no último dia 6 de agosto. Ele foi vereador por 4 mandatos, era uma grande liderança de Araguaína, deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação a família e amigos, e relevantes serviços prestados ao município. Araguaína perde um homem cumpridor de seus deveres em prol da população araguainense.
Rogo a Deus que no aconchego de seus braços receba este ente querido, e que no calor de seu imenso coração conforte a todos por esta grande perda.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador Edimones de Jesus Matos da Silva, mais conhecido como Xeroso, de 58 anos, ocorrido neste sábado, 12. Ele foi vítima pela segunda vez de um AVC (acidente vascular cerebral) e estava internado em estado grave desde julho.
Com mais de 20 anos de experiência, Xeroso iniciou a carreira política no ano 2000, quando foi eleito no 1º turno como vereador em Araguaína e permaneceu no cargo durante quatro mandatos seguidos. Na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas, foi secretário Municipal de Governo, onde permaneceu até fevereiro de 2022.
Xeroso nasceu em Araguaína e pertencia a uma família tradicional da política no Tocantins. Ele é irmão do ex-deputado federal Edmundo Galdino que faleceu em 2021.
O ex-vereador deixa cinco filhos, duas netas e dois netos. O velório será realizado neste domingo,13, na residência da família, na Rua Humberto Campos, Nº 598, Lote 14, Quadra 11, no Bairro São João, em Araguaína. O sepultamento será na segunda-feira 14, no cemitério São Lázaro, com horário ainda a ser definido pela família.
Neste momento de dor e sofrimento, nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos.
Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do ex-vereador Edmones de Jesus Matos da Silva, carinhosamente conhecido como Xeroso. Xeroso deixou um legado inestimável ao longo de sua trajetória política, sendo reconhecido por sua dedicação incansável em prol da cidade de Araguaína.
Com um compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade, Xeroso deixou marcas indeléveis em sua atuação como vereador, sempre atento às demandas dos cidadãos que representava. Sua paixão pela cidade e sua incansável busca por melhorias para os morarores o transformaram em uma figura querida e respeitada por todos.
Neste momento de consternação, nossos corações se unem em luto, lembrando das contribuições valiosas que Xeroso fez para nossa cidade. Que sua memória inspire a todos a continuarem trabalhando pelo desenvolvimento e progresso de Araguaína, honrando seu legado e seu compromisso com a comunidade.
Nossas sinceras condolências à família, amigos e aos araguainenses que compartilham da tristeza dessa perda. Que Deus conforte os corações e conceda força para enfrentar esse momento difícil.
Marcos Duarte
Presidente da Câmara Municipal de Araguaína
Foi com profundo pesar que soube do falecimento do ex-vereador Edmones de Jesus Matos da Silva, o Xeroso. Hoje, enquanto enfrentamos a tristeza de sua partida, lembramos com gratidão as valiosas contribuições que fez para o desenvolvimento de Araguaína. Seu comprometimento em servir e ouvir às pessoass tornou-o uma figura admirada por muitos.
Neste momento de luto, nossos pensamentos e preces estão com sua esposa, dona Luciana, familiares e amigos. Estendemos nossa solidariedade a todos os araguainenses que compartilham da tristeza desta perda irreparável.
Que a memória de Xeroso continue a inspirar todos nós a persistir no trabalho pelo desenvolvimento contínuo, honrando o legado e o compromisso que ele tão dedicadamente deixou para a comunidade.
Com pesar,
Vicentinho Júnior
Deputado Federal
Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do meu amigo e parceiro político de muitas lutas Edimones de Jesus Matos (Xeroso), 58 anos.
Xeroso foi vereador por quatro mandatos, suplente de deputado estadual e assessor técnico da Secretaria Municipal de Governo na minha segunda gestão à frente da Prefeitura de Araguaína.
A contribuição de Xeroso para a população de Araguaína durante a sua vida pública é grandiosa. Além do mais, ele era uma pessoa de coração enorme.
Ele nos deixou após um AVC e estava internado em estado grave desde o mês de julho. Xeroso nasceu em Araguaína e pertencia a uma família tradicional da política no Tocantins.
Xeroso deixa esposa, quatro filhos e netos. Nesse momento de profunda dor de familiares e amigos, expresso meus mais sinceros votos de força e conforto a todos.
Ronaldo Dimas
Engenheiro e ex-prefeito de Araguaína
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 58 anos, do ex-vereador Edmones de Jesus Matos da Silva, popularmente conhecido como Xeroso, ocorrido na tarde deste sábado, 12, em Araguaína.
Xeroso foi secretário municipal e suplente de deputado estadual, mas foi o seu trabalho na Câmara de Araguaína, onde ocupou uma cadeira por quatro mandatos, que fez dele um político conhecido, influente e respeitado.
Líder engajado nas causas do povo, Xeroso lutou incansavelmente pelo desenvolvimento de Araguaína e do Tocantins. Sempre pronto para ajudar as pessoas, ele deixa um legado de simpatia, generosidade e atenção para as questões sociais.
Neste momento de dor e despedida, manifesto minhas condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que traga conforto ao coração de todos.
Olyntho Neto
Deputado estadual
É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do amigo e ex-vereador de Araguaína, Edmones de Jesus Matos da Silva, conhecido por Xeroso, aos 58 anos, na tarde deste sábado, 12, no Hospital Regional da cidade, após complicações de um AVC (acidente vascular cerebral).
Araguainense, Xeroso nasceu em 6 de agosto de 1965, filho do pioneiro da cidade Avany Galdino (in memoriam) e Maria Matos. Em sua trajetória na cidade, ele se formou como bacharel em Ciências Contábeis e Direito; foi assistente administrativo na Receita estadual e na Prefeitura de Araguaína; assessor de gabinete do governador Moisés Avelino, do deputado federal Edmundo Galdino, senador João Ribeiro, senador Eduardo Siqueira Campos e atuou ainda como assessor na Secretaria Estadual das Cidades na gestão do então secretário Ronaldo Dimas. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos (1993-1997, 1998-2002, 2002-2006 e 2013-2016) e secretário municipal de Governo (2017-2020).
O ex-vereador deixa seis filhos: Avany, Eduarda, Pedro, André, Vitória e Natally. O corpo será velado à Rua Humberto de Campos, nº 598, no Bairro São João. O enterro está previsto para esta segunda-feira, 14.
Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares e amigos e manifesto minhas sinceras condolências.
Marcus Marcelo Barros
Deputado Estadual