O segundo Diário Oficial assinado pelo governador interino Mauro Carlesse (PHS) apresentou mais um nome da nova estrutura administrativa do Estado: o ex-vice-governador João Oliveira. A publicação desta quarta-feira, 28, trouxe sua nomeação como secretário extraordinário de Assuntos Parlamentares.
João Oliveira já foi prefeito de Presidente Kennedy, deputado estadual por duas vezes e exerceu um mandato na Câmara Federal. Entretanto, é lembrado pela polêmica renúncia ao cargo de vice-governador em 3 abril de 2014, um dia antes de Siqueira Campos (DEM) anunciar que também deixaria o Palácio Araguaia.
Na época se dizia que as renúncias eram uma manobra para deixar o agora deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) – filho do ex-governador – apto a disputar o Palácio Araguaia em 2014. Entretanto, o então presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso (SD), que assumiu interinamente a administração, acabou sendo o candidato.
A decisão de deixar vice-governadoria também foi um marco do rompimento de João Oliveira com a senadora Kátia Abreu (sem partido) – de quem era o mais fiel aliado – em prol de uma aliança com o ex-governador. A renúncia confirmou sua lealdade a Siqueira Campos.
Indicado para o cargo pela própria Kátia na construção de uma coalizão no pleito de 2010, Oliveira preferiu ficar ao lado do democrata ao invés de acompanhar a senadora no racha que teve com Siqueira Campos em setembro de 2013.