O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) pode anunciar neste final de semana, em Paranã, onde está despachando nesses últimos dias, seu apoio à candidatura da deputada estadual Janad Valcari (PL) a prefeita de Palmas. Conforme fontes governistas ouvidas pelo CT, havia uma expectativa de que o anúncio fosse feito nesta sexta-feira, 26, mas a agenda Wanderlei acabou impedindo que isso ocorresse.
MOBILIZAÇÃO DE LÍDERES
Agora a expectativa está agora para este sábado, 27. Há uma articulação para mobilizar deputados da base e que apoiam Janad e líderes do União Brasil, da senadora Dorinha Seabra Rezende, e o PL, do senador Eduardo Gomes, para o anúncio.
CONVENÇÕES NO MESMO DIA
A convenção do PL de Palmas está marcada para o dia 2, mesma data do evento do Republicanos da Capital. Os liberais vão realizar na Praça dos Girassóis, ao lado da Assembleia Legislativa (Aleto), a partir das 16 horas; e os republicanos, no Colégio Militar, a partir das 19 horas.
POSSÍVEIS VICES
O Republicanos vai indicar o vice de Janad, caso o apoio seja confirmado. Dois nomes estão no páreo: o ex-vereador Milton Neris, muito próximo e da confiança de Wanderlei; e o vereador Pedro Cardoso, filho do deputado estadual Cleiton Cardoso.
POR EXCLUSÃO
Mesmo entre governistas, o que se diz é que o apoio a Janad é mais por exclusão e pressão do que por identificação ideológica ou programática. Isso porque, do outro lado, palacianos descartam qualquer possibilidade de Wanderlei acompanhar a candidatura de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ou de Carlos Amastha (PSB). Júnior Geo (PSDB) é a base do governador na Assembleia que não aceita — o tucano votou contra todas as matérias consideradas essenciais pelo Palácio, como Reforma da Previdência e a taxa do transporte (FET), e chegou até se colocar contra a emprestar o irmã falecida do governador em uma escola da Capital. Além disso, são nada menos do que 17 deputados estaduais apoiando a pré-candidatura de Janad.