A Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) comunicou em nota na tarde desta segunda-feira, 7, que acionou judicialmente o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), contratado para fazer levantamento de intenção de voto em Palmas, Araguaína e Gurupi. A iniciativa foi motivada pelo resultado do pleito da Capital, que apresentou números distantes do último estudo, publicado dois dias antes da eleição. O Em Off abordou estas discrepâncias.
RESULTADO NÃO CONDIZ COM ATUAÇÃO DA FIETO
Na nota, a Fieto detalha a motivação para ingressar com uma ação. “A federação informa que recebeu com estranheza a diferença entre o resultado final das eleições com a previsão feita no estudo da última rodada. […] Um resultado nas urnas distante da margem de erro da pesquisa em Palmas não faz parte de nosso histórico de atuação nas eleições que, há mais de 10 anos, vem antecipando cenários de forma precisa contribuindo com o setor industrial e a comunidade. Na defesa deste compromisso, a Fieto interpelou judicialmente o instituto em questão a fim de esclarecer as circunstâncias da execução da prestação do serviço contratado”, resume.
FIM DA RELAÇÃO COM IPESPE
Por fim, a federação comunicou que voltará a fazer levantamento de intenção de voto no 2º turno, mas com outra empresa. “A Fieto informa que iniciou a procura por outro instituto apto a realizar pesquisa para o segundo turno das eleições municipais na Capital na busca de continuar contribuindo com informação de qualidade para o processo eleitoral. A Fieto reafirma a lisura que sempre a norteou em suas ações e seu compromisso com a verdade”, encerra.
Leia a íntegra da nota:
“Acerca da pesquisa de intenções de votos nas eleições municipais de 2024 em Palmas, Araguaína e Gurupi, contratada junto ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) informa que recebeu com estranheza a diferença entre o resultado final das eleições com a previsão feita no estudo da última rodada, divulgado no último dia 04 de outubro para a capital no site da Federação e redes sociais oficiais.
Um resultado nas urnas distante da margem de erro da pesquisa em Palmas não faz parte de nosso histórico de atuação nas eleições que, há mais de 10 anos, vem antecipando cenários de forma precisa contribuindo com o setor industrial e a comunidade.
Na defesa deste compromisso, a FIETO interpelou judicialmente o Instituto em questão a fim de esclarecer as circunstâncias da execução da prestação do serviço contratado.
Nesse sentido, a FIETO informa que iniciou a procura por outro instituto apto a realizar pesquisa para o segundo turno das eleições municipais na capital na busca de continuar contribuindo com informação de qualidade para o processo eleitoral.
A FIETO reafirma a lisura que sempre a norteou em suas ações e seu compromisso com a verdade.
Palmas, TO. 07 de outubro de 2024″