Os deputados estaduais Jorge Frederico (MDB), Luana Ribeiro (PSDB) e Claudia Lelis (PV) defenderam durante a sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 22, a retomada do setor de eventos, turismo e entretenimento, apesar da pandemia do novo coronavírus. Os parlamentares sugerem um plano gradativo e dentro das exigências sanitárias, apesar da atividade lidar diretamente com aglomerações. Dados do Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 22, mostra que a Covid-19 já contaminou 69.273 pessoas no Tocantins, levando 877 delas a óbito.
É possível chegar ao meio termo
Claudia Lelis foi a primeira a abordar o assunto durante a sessão. A parlamentar pevista defende a flexibilização como uma forma de garantir renda para os que atuam na área. “O Poder Público não pode e não irá ficar de braços cruzados vendo esses trabalhadores passarem por tantas dificuldades. É possível chegarmos ao meio termo, é possível uma retomada consciente e ordenada. É possível e necessária a retomada destas atividades”, defendeu. Neste contexto, a deputada ainda cobra a liberação de crédito dos bancos para as empresas do segmento.
Flexibilização para o entretenimento, mas sem aglomeração
Em participação remota, Jorge Frederico também foi favorável a retomada das áreas de eventos, entretenimento e turismo e sugere que o governo estadual elabore um plano para que isto ocorra de forma a não permitir uma nova escalada dos casos de Covid-19, “É importante que o Poder Público faça este estudo para que possa fazer a flexibilização. O que o deputado busca? Que aglomere? Não, de forma alguma, mas que funcione com as devidas seguranças sanitárias que deve ser feito e com as fiscalizações. É preciso que estes setores também tenham este diálogo”, afirmou.
As pessoas precisam trabalhar para sobreviver
Luana Ribeiro também esteve presente na sessão de forma remota e sugeriu que a retomada dos setores de evento aconteça de forma gradativa e seguindo as recomendações da saúde neste tempo de pandemia. A deputada afirma que já acionou o Palácio Araguaia. “Eu tive audiência com o governador e ele falou que vai começar a retomar as atividades gradativamente, a pandemia bagunçou a vida de todos, mas as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, por isso precisamos retomar as atividades gradativamente, seguindo todas as medidas sanitárias necessárias”, afirmou.