Após a repercussão de uma ofensiva contra a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSD), amenizou o rompimento com o Executivo. Ao anunciar que está à disposição de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa na eleição de outubro, o vereador lamentou a exposição da ruptura e garantiu que pretende continuar “contribuindo com as demandas do município”.
“Muito ruim esta exposição que passamos nos últimos dias. Estou vereador por ainda dois anos e meio e preciso continuar exercendo as funções às quais fui designado, afinal estou ciente do meu papel. As alianças e rupturas na política são comuns, o que não podemos é deixar de pensar no bem comum. Não vejo dificuldades em dialogar com o Executivo. Vamos trabalhar”, comentou o parlamentar.
O desentendimento de Folha Filho com Cinthia Ribeiro foi exposto após uma conversa dos dois em grupo de Whatsapp do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ter se tornado pública. No canal, o vereador criticou a programação de férias da Capital, questionando o fato de não haver atrações na Praia das Arnos e questionou a existência de um dia para apresentações evangélicas, comparando com o Carnaval da Fé.
Após réplicas e tréplicas e uma tentativa frustrada do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) de contornar a situação, o grupo acabou sendo excluído. Em seguida, Cinthia Ribeiro exonerou todos os 12 indicados do vereador na prefeitura. Sobrou até para o ex-gestor pessebista.
Para o vereador, como “líder maior”, cabia a Amastha “comandar seus liderados”. “E ele não fez nada. Deveria pelo menos ter me chamado e à prefeita para uma conversa”, disse ao Blog CT. O parlamentar chegou a afirmar que está repensando apoio ao ex-prefeito na disputa pelo Palácio Araguaia.
Por meio de sua assessoria, Folha Filho revelou que seguirá a orientação do Partido Social Democrático (PSD) em relação à chapa majoritária. A sigla é do grupo da senadora Kátia Abreu (PDT). “Somos um grupo coeso, unido, já enfrentamos muitas batalhas juntos”, disse o vereador, que mira uma vaga na Assembleia Legislativa.
“Estive em visita à minha família na região do Bico do Papagaio, e lá pude refletir sobre a atual situação do Estado e como posso contribuir para o avanço, sobretudo, da nossa região”, disse Folha Filho ao relevar a pré-candidatura a deputado estadual.
Folha Filho destacou a gestão feita à frente da Câmara de Palmas, citando a realização do concurso público e a implantação do Sistema de Apoio ao Legislativo, que torna os trâmites da Casa mais simples e digitalizados. “Até então tudo era feito no papel. Hoje evitamos desperdício e ganhamos tempo com os trâmites a exemplo do Congresso Nacional”, comentou.