As forças de segurança do Estado começaram a discutir nessa quinta-feira, 17, o planejamento e a execução integrada de ações para a área. Na primeira de uma série de reuniões que pretendem realizar, No encontro, o secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, recebeu os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Jaizon Veras Barbosa e Reginaldo Leandro da Silva, respectivamente.
Para o secretário da Segurança Pública, a integração entre as instituições propiciará o fortalecimento da gestão em segurança, com reflexos na qualidade de vida do cidadão local. E completou: “Nossa proposta é que os encontros sejam realizados semanalmente, aproximando as instituições de segurança pública, com o alinhamento de estratégias e ampliação da efetividade das ações”, ressaltou Cristiano Sampaio.
A troca de informações entre as Polícias Civil e Militar, aprimorando os serviços de inteligência e estratégia dos órgãos de segurança estaduais, também foi pautada nas discussões iniciais entre as pastas: “As reuniões revelam a integração entre as Polícias no Estado, buscando o planejamento e execução políticas publicas na área de segurança, em especial na prevenção e repressão de organizações criminosas. Essa integração, com trocas de informações entre as forças de segurança são extremamente importantes e a sociedade é a principal beneficiada”, ressaltou o delegado-geral, Rossílio Correia.
O comandante-geral da Polícia Militar, Jaizon Veras Barbosa, afirmou que a integração das forças de segurança já existe no Estado com o compartilhamento de informações para subsidiar ações que buscam atender aos anseios da sociedade. “Afinal também somos clientes da Segurança Pública e temos tudo para ofertar uma nova cara a esta área no Tocantins”, afirmou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, frisou, ainda, a importância do encontro para sua instituição: “A manutenção da vida envolve o trabalho de todas as forças de segurança e a gestão integrada é extremamente importante para que os fatos que possam levar a sua violação ou lesão à integridade das pessoas, como crimes e acidentes de trânsito, tenham sua incidência reduzida”, disse. (Com informações da Secom TO)