O Diário Oficial do Estado trouxe na noite dessa terça-feira, 14, a exoneração do secretário executivo da Secretaria dos Esportes e Juventude, Fraudneis Fiomare. Ele é vereador licenciado do PSC de Araguaína e está deixando o cargo no Estado para votar na eleição da mesa diretora da Câmara, na terça-feira, 21.
Um dos principais articuladores
Mais do que mero eleitor, Fraudneis é tido como um dos principais articuladores da campanha que resultou na candidatura maciçamente apoiada do vereador Marcos Duarte (SD) para a presidência do Legislativo.
Wagner queria Gideon
Apesar de Duarte ter dito em nota à Coluna do CT que sua candidatura foi construída “em comum acordo com o prefeito Wagner Rodrigues (SD)” e ter lembrado que, “inclusive, são aliados e do mesmo partido”, vereadores garantiram ao site que o prefeito queria mesmo a reeleição de Gideon Soares (SD).
Discurso apimentado
Parlamentares contaram ainda à coluna que a expectativa é de que Fraudneis faça um discurso apimentado na sessão de terça.
Dimas fez todos
Dessa forma, desde o início do governo do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL), será a primeira vez que o Executivo não influencia na escolha do presidente da Câmara. Dimas fez todos os presidentes em seus oito anos de gestão: Marcus Marcelo (PL), hoje vice-prefeito, foi por três vezes seguidas o chefe do Legislativo; seguido por Aldair da Costa Sousa, o Gipão, e, por último, Gideon, já entrando no governo Wagner.
Confira nota do vereador Marcos:
“O projeto de nossa candidatura à presidência da Câmara Municipal de Araguaína foi construído em comum acordo com o prefeito Wagner Rodrigues.
Tal candidatura recebeu o aval e a união dos demais parlamentares que estão comprometidos com o fortalecimento e estabilidade do Poder Legislativo.
Nossa chapa é resultado de união e uma articulação ‘extraordinária’ com o Executivo, vereadores da base e de oposição.
O prefeito Wagner Rodrigues está nos apoiando e existe consenso entre os demais vereadores. Juntos iremos fortalecer o Poder Legislativo, estreitando as relações com o Executivo Municipal, sempre com a participação de todos parlamentares.
A unidade construída entre os Poderes garante a soberania, harmonia e independência do poder legislativo municipal.
Nosso prefeito sempre trabalhou se dedicando ao máximo para o desenvolvimento da nossa querida Araguaína, sempre respeitando e deixando os parlamentares muito à vontade para que chegassem dentro do espírito democrático, a construção de um nome que soberanamente representasse o desejo da Câmara Municipal, ocupando a presidência do Poder Legislativo e toda mesa diretora. Tudo na mais absoluta tranquilidade e transparência.
O projeto de candidatura é exatamente o resultado de uma união fortalecida, amadurecida, descartando qualquer especulação de rupturas ou interferências, pelo contrário, garantindo de fato a soberania dentro da Casa de Leis.
O nosso sentimento é de união e muita força de vontade para trabalhar em prol da nossa população. Juntos iremos continuar o trabalho de transformação em Araguaína.
Marcos Duarte
Vereador”