A profissional de saúde do Hospital Geral do Tocantins (HGP) e presidente da Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins (Atrato), Byanca Marchiori, recuou da pré-candidatura a vereadora de Palmas para juntar as forças com Felipe Rocha (PSB). Byanca desenvolve há sete anos projetos sociais de inclusão social ao segmento LGBT. Na quinta-feira, 17, ela declarou apoio ao empresário e empreendedor social Felipe Rocha, que há quatro anos conquistou 1.088 votos.
Atitude de coragem
Byanca disse que Felipe Rocha “demonstrou sensibilidade à política de inclusão social às transexuais que não conseguem inserção no mercado de trabalho, devida a falta de oportunidade com a qualificação de mão de obra e preconceitos. “Felipe Rocha é um jovem empresário e empreendedor social e me comoveu com uma atitude de coragem e respeito, com as agendas de inclusão social que defendemos”, afirmou ela.
Consciência de implantar ambulatório LGBT
Felipe Rocha avaliou que sua campanha “vem ganhando muita força”. “A minha aliança com a líder ativista Byanca vem sendo construída com um respeito mútuo de pensamento progressista”, explicou. Para ele, como agente político, “é preciso ser um instrumento para impactar a vida de todas as pessoas, aqueles que mais precisam”. “Precisamos construir uma agenda propositiva de inclusão social como cursos profissionalizantes para a comunidade LGBT. Essas pessoas precisam estar preparadas para o mercado de trabalho. Além disso, temos que provocar o poder público para implantar um ambulatório para a comunidade LGBT, dando todo o suporte de saúde pública e prevenção. Palmas, a mais nova capital do Brasil é plural e prevalece todo o tipo de amor, carinho e respeito”, sustentou o candidato.