O deputado federal Carlos Gaguim (DEM) disse à Coluna do CT que o empresário Lucas Meira (DEM) só deixa a vaga de vice da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), se quiser. “Foi homologado na convenção e a ata está fechada. Para tirar o Lucas, só se ele quiser deixar a vaga”, garantiu.
Só depois da convenção
Gaguim afirmou que não está impondo um vice, mas que defende que o compromisso assumido seja cumprido. O deputado contou que só após a convenção do dia 16 que a prefeita Cinthia afirmou para a presidente regional do DEM, deputada federal Dorinha Seabra Rezende, e para o marido dela, o ex-vereador Fernando Rezende, que não queria Lucas de vice.
Graves processos
Os motivos seriam os graves processos que o empresário responderia, um deles, inclusive, segue em segredo na Justiça. Lucas teria sido chamado até pelo jurídico da coligação de Cinthia para explicar as ações, mas não respondeu, só passou o número do telefone de seu advogado.
Só fica com Cinthia com Lucas
Gaguim avisou que só foi para a campanha de reeleição da prefeita por conta da parceria que mantém com o senador Eduardo Gomes (MDB), um dos mais fortes aliados de Cinthia. No entanto, revelou que já havia dito que não participará por estar envolvido nas eleições de seus prefeitos pelo interior do Estado. Agora o deputado disse que só vai manter o apoio a Cinthia se Lucas for o vice. “Porque houve o compromisso e ele precisa ser cumprido”, reforçou.
Chapa proporcional pode ter prejuízo
Outro problema é para a chapa de vereadores do DEM, que conta com 15 nomes, dos quais apenas 3 mulheres, duas delas ligadas a Gaguim e que, segundo ele, entraram por conta do compromisso com Lucas. Sem o empresário como vice, as duas poderão deixar as candidaturas e o partido não conseguirá os 30% de cota de mulheres. Para manter a proporção com apenas uma candidata, a sigla só poderia lançar três candidatos homens, o que praticamente inviabilizaria a chapa de vereadores do DEM, conta com três parlamentares de mandato — o presidente da Câmara, Marilon Barbosa, Etinho Nordeste (cotado para vice) e Filipe Fernandes.
Em casa de ferreiro…
Parece que prevaleceu o dito popular de que em casa de ferreiro, o espeto é de pau. Isso porque Dorinha é presidente do DEM Mulher Nacional e coordenadora da bancada feminina na Câmara dos Deputados.