O deputado federal Carlos Gaguim (DEM) contou à coluna que ele e o senador Eduardo Gomes (MDB) conseguiram reverter a intenção do governo federal de vetar a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), aprovada pelo Senado no dia 12 de junho.
Decidido a vetar
Segundo Gaguim, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já estava decidido a recomendar que o presidente Jair Bolsonaro vetasse a criação da universidade. Em meio à crise, o MEC vem cortando gastos de todas as áreas e não se mostrava disposto a aceitar um nova instituição superior. “Mostramos para o ministro que o projeto da nossa universidade é viável”, afirmou o deputado.
Gaguim e Gomes em campo
Assim, ele e Gomes, que são vice-líderes do governo na Câmara e no Senado, respectivamente, começaram articular. O senador falou por telefone com Bolsonaro e Gaguim diretamente com Weintraub.
Sanciona nesta tarde
Após sair do Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira, 8, onde foi à Casa Civil verificar a situação, Gaguim comemorou e garantiu que a UFNT vai mesmo virar realidade. Segundo o deputado, a lei será sancionada nesta tarde.