Pré-candidato a prefeito de Palmas, o deputado estadual Júnior Geo (PSDB) prestigiou na quinta-feira, 27, a Conferência Nacional da Polícia Penal (CONAPP), realizada no auditório da Assembleia Legislativa.
EVENTO
Com a presença de entidades representativas de policiais penais de todo o país, a Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen) realizou, ao mesmo tempo, o 3º Encontro do Norte e Nordeste da categoria. O evento foi apoiado e promovido pelo Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (Sindippen) e pela Associação dos Profissionais do Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins (Prosispen).
CONCURSO
O deputado Júnior Geo destacou ser o autor da proposta de criação da Polícia Penal do Estado, mas levantou outras demandas da categoria. “São necessários investimentos em estruturas no sistema prisional do Tocantins, em armamentos e equipamentos de proteção dos policiais e nós temos direcionado emendas parlamentares para essa finalidade. Outra urgência é a realização de concurso público para o aumento do contingente policial que ainda é insuficiente”, destacou.
PROVISÓRIOS E SENTENCIADOS
Diretor de operações integradas e de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rodney da Silva, abordou as principais pautas da categoria. “É preciso separar os presos provisórios dos sentenciados o quanto antes e temos pressa na finalização e entrega do presídio da Serra do Carmo”, enfatizou o diretor.
SÓ POLICIAIS
Para o presidente do Sindippen, Wilton Angelis Alves Pereira Barbosa, o serviço penitenciário deve ser executado por servidores. “É inconcebível que pessoas contratadas que não são policiais continuem a atuar como policiais, portando armas, sem a devida formação e treinamento para essa finalidade”, pontuou o representante, que faz coro à defesa de Júnior Geo por concurso público. “Além do mais, trabalhamos bem acima da nossa carga horária devida e o governo estadual nem nos paga horas extras e nem faz o banco de horas, o que tem sobrecarregado os policiais penais, adoecendo a muitos”, emendou.