O deputado estadual Júnior Geo (PSDB) foi à Tribuna da Assembleia na sessão desta terça-feira, 12, para reforçar o pedido para que a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) faça a convocação de professores aprovados em concurso público. O parlamentar revelou que esteve reunido com uma comissão de classificados dentro das vagas do cadastro de reserva. “Se há contratos na Educação é porque existem vagas e então é simples assim, só chamar os aprovados”, provocou. O tucano ainda avisou que irá buscar a intervenção do Ministério Público (MPE).
CONTRATOS TEMPORÁRIOS
Conforme o parlamentar, cerca de 80% dos professores que atuam na rede estadual de ensino são de contratos temporários, numa área de qualificação continuada, o que prejudica o aprendizado, quando esse servidor qualificado deixa a sala de aula por demissão ou término de contrato. “Esse elevado índice de contratados precariza a educação e afeta a continuidade pedagógica no Estado”, avaliou.
EVASÃO
Júnior Geo também cita que registros da Seduc mostram que em 2014, havia 160 mil estudantes no Tocantins, enquanto em 2024 já são 140 mil, uma evasão superior a 20 mil alunos. “O Tocantins precisa olhar para a educação como investimento essencial para o seu desenvolvimento. Investir na educação é, sobretudo, investir numa sociedade mais instruída, livre e preparada”, finalizou o deputado.