O PCdoB está trocando de pré-candidato a prefeito de Palmas. Sai a ex-secretária do governo Carlos Amastha (PSB) e professora da UFT Germana Pires e entra o líder do governo Mauro Carlesse (DEM) na Assembleia, deputado estadual Ivory de Lira. Segundo o partido, Ivory é um “quadro experiente e respeitado da política tocantinense, tendo sido vereador da Capital por cinco mandatos, secretário municipal de Palmas e estadual e que exerce grande liderança no Estado”.
Larga experiência
Para o PCdoB, Ivory de Lira também “reúne uma larga experiência na gestão e no Legislativo” e “estará a serviço da construção de uma ampla aliança pelo desenvolvimento e zelo ao povo palmense”. O deputado confirmou à Coluna do CT que aceitou a indicação.
Gestão Cinthia “não apresenta projeto de desenvolvimento”
O partido critica a gestão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), que, defende, “não apresenta um projeto de desenvolvimento para a cidade”. “A falta de gerenciamento e de efetividade das políticas públicas tem provocado prejuízos imensuráveis. Não há a apresentação de soluções para a saúde, para a proteção social, para a geração de empregos e para a retomada do crescimento econômico da Capital. Observa-se a inversão de prioridades, com a retomada de obras já no final do mandato e um alto investimento em propagandas, ao mesmo tempo em que falta investimento na saúde pública para o combate à Covid-19. Não se vislumbra a valorização dos profissionais da saúde, que neste momento estão na linha de frente do combate à pandemia, e há a falta de medicamentos e insumos básicos nas unidades de saúde”, afirma a nota.
Unidade das forças democráticas
O PCdoB Palmas diz compreender “que é fundamental a unidade das forças democráticas em torno de um projeto para Palmas que conceba uma cidade desenvolvida, justa e sustentável, buscando alternativas efetivas para valorizar o seu povo”.
Aval de Brasília
Segundo Germana, essa nota é fruto da resolução da Comissão Executiva do PCdoB Tocantins, que indica Ivory como pré-candidato do partido. Ela contou que o documento foi aprovado pelo Comitê Central e tem o aval da presidente nacional, Luciana Santos.
Na coordenação
Germana disse que vai continuar na coordenação da pré-campanha e do plano de governo do partido.
Confira a seguir a íntegra da nota do PCdoB:
“Nota do PCdoB Tocantins – Eleição em Palmas 2020
Vivemos um momento político de muita instabilidade e incerteza em nosso país. Além da pandemia que afeta todo o mundo, o Brasil vivencia uma crise política, institucional e econômica agravada pelas ações do governo Bolsonaro. Esta situação ocasiona uma triste conjuntura, na qual o Brasil configura entre os países com maior número de infectados e óbitos decorrentes do novo coronavírus.
Neste cenário de instabilidades e crises, acontecerão as eleições municipais, em novembro, configurando um importante momento para a defesa da vida e do Estado Democrático de Direito.
A atual gestão municipal de Palmas, não apresenta um projeto de desenvolvimento para a cidade. A falta de gerenciamento e de efetividade das políticas públicas tem provocado prejuízos imensuráveis. Não há a apresentação de soluções para a saúde, para a proteção social, para a geração de empregos e para a retomada do crescimento econômico da Capital. Observa-se a inversão de prioridades, com a retomada de obras já no final do mandato e um alto investimento em propagandas, ao mesmo tempo em que falta investimento na saúde pública para o combate à covid-19. Não se vislumbra a valorização dos profissionais da saúde, que neste momento estão na linha de frente do combate à pandemia, e há a falta de medicamentos e insumos básicos nas unidades de saúde.
Neste cenário, o PCdoB Palmas compreende que é fundamental a unidade das forças democráticas em torno de um projeto para Palmas que conceba uma cidade desenvolvida, justa e sustentável, buscando alternativas efetivas para valorizar o seu povo, que tenha como prioridade:
- A saúde e vida da população;
- a defesa do trabalhador, com a geração de emprego e renda e de novas oportunidades;
- a geração de um programa de renda mínima;
- a garantia dos direitos sociais;
- a criação de uma agenda econômica de retomada do crescimento;
- a proteção e o apoio às pequenas e médias empresas;
- a defesa de uma cidade justa, ordenada e sustentável;
- a realização de uma gestão democrática.
Com base nestas premissas e visando à união das forças democráticas e progressistas de Palmas, o PCdoB apresenta a pré-candidatura à prefeitura de Palmas do Deputado Estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Ivory de Lira, quadro experiente e respeitado da política tocantinense, tendo sido vereador da Capital por cinco mandatos, secretário municipal de Palmas e estadual do Tocantins e que exerce grande liderança no estado. Ivory de Lira reúne uma larga experiência na gestão e no legislativo, estará a serviço da construção de uma ampla aliança pelo desenvolvimento e zelo ao povo palmense.
A Professora Germana Pires cumpriu um grande papel no projeto do partido e seguirá com sua contribuição na presidência municipal do PCdoB e coordenação da campanha, apoiando- se na sua larga experiência na gestão pública.
Palmas, 19 de agosto de 2020”