O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) exonerou nessa segunda-feira, 6, todos os titulares da administração direta e indireta, com exceção dos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. É o ajuste do secretariado que a Coluna do CT já havia antecipado. Conforme o site apurou, as mudanças serão pontuais no primeiro escalão e devem ser mais profundas nos segundo e terceiro escalões.
SAI IRMÃO DE VANDA E ENTRA VALDEREZ
No primeiro escalão, a expectativa é de pelo menos uma mudança, na Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), da qual deve sair o empresário Zorivan Monteiro, irmão da deputada estadual Vanda Monteiro, e entrar a ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos).
MUDANÇA NO DETRAN
Também é esperada uma mudança no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O advogado Norton Rubens Rodrigues Barreira deve sair e dar lugar para o ex-diretor-geral da Assembleia tenente William Gonzaga dos Santos, homem da confiança do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos).
NOVA LEGISLATURA
Além das mudanças de ajuste de início de governo, essa reforma também vai contemplar a nova legislatura da Assembleia e ainda a nova composição da bancada federal, ainda que não seja este o objetivo principal, conforme importantes palacianos.
NÃO ESTÁ DESCARTADO
As fontes ouvidas não descartam alteração na estrutura. Uma possibilidade é o desmembramento de Turismo e Cultura, para a criação da Secretaria Estadual da Cultura, uma reivindicação de toda a classe artística do Tocantins.