A sessão solene que empossou Mauro Carlesse (PHS) como governador interino do Tocantins foi iniciada às 19h30 desta terça-feira, 27, e durou pouco mais de 30 minutos. Na curta reunião, o agora chefe do Executivo se emocionou durante discurso à uma Assembleia Legislativa com bom público e decretou da tribuna: “Inicia-se a era do municipalismo”.
LEIA MAIS
— Eleição ocorrerá em 3 de junho; normas saem no dia 4 e TRE avisa sobre a desincompatibilização: “Constituição não pode ser alterada”
— Carlesse é esperado no Palácio nesta tarde e será recebido por Cesarino, coronel Bonfim e Télio
— Para o alívio geral, TSE garante eleição direta no TO e os olhos se voltam agora para o TRE, que vai regulamentar
— BOM DIA – Eleição suplementar pode ter dez candidatos
Apesar do período curto em que ficará à frente do Palácio Araguaia, Carlesse afirmou que vai trabalhar para dar continuidade aos serviços públicos. “Ações positivas serão mantidas e incrementadas”, garantiu o governador interino, que chegou acrescentar que não vai esquecer “as realizações do passado”.
O mote utilizado por Mauro Carlesse na pré-campanha foi repetido no discurso de posse como chefe do Executivo interino. “Quero ser o motor deste novo tempo. O governo vai chegar aos municípios por meio do municipalismo”, afirmou.
Mauro Carlesse lembrou o histórico de vida, e destacou que entrou na política para “fazer a diferença”. Por fim, o governador interino defendeu a união entre os Poderes neste momento de crise e falou em “pacificar o Estado politicamente”.
De acordo com o governador interino, as ações positivas em andamento serão mantidas e incrementadas. “Eu quero ser o motor desse novo tempo. O governo vai chegar aos municípios por meio do municipalismo integrado. Vamos buscar a união de todos, sem olhar para cor partidária, sem politicagem, sem ódio, sem mágoa”, garantiu.
Depois da solenidade na AL, como o CT antecipou, o governador foi recebido no Palácio Araguaia pelo secretário-geral de Governo e Articulação Política, Cesarino Augusto César Pereira Sobrinho; pelo chefe da Casa Militar, coronel Raimundo Bonfim Azevêdo Coêlho; e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres.
Assembleia
A deputada Luana Ribeiro (PDT) assume interinamente a presidência da Assembleia, e na sessão discursou aos colegas. “Terão uma grande amiga, uma parceira. É maravilhoso trabalhar com vocês. Quero que a população tocantinense se sinta verdadeiramente representada. Quero um trabalho de celeridade”, disse a parlamentar, garantindo que haverá parceria com a administração estadual também interina de Carlesse.
Somente Ricardo Ayres (PSB), Paulo Mourão (PT) e Eduardo Siqueira Campos (DEM), que passou mal, não prestigiaram a solenidade. O restante dos parlamentares marcaram presença: Valderez Castelo Branco (PP), Nilton Franco (MDB), Jorge Frederico (PSC), Elenil da Penha (MDB), Eli Borges (Prós), Rocha Miranda (sem partido), Valdemar Júnior (MDB), Vilmar de Oliveira (SD), Zé Roberto (PT), Wanderlei Barbosa (SD), Toninho Andrade (PSD), Cleiton Cardoso (PSL) Júnior Evangelista (PSC), José Bonifácio (PR), Amélio Cayres (SD), Olyntho Neto (SD) e Eduardo Bonagura (PPS).
Chefes dos Poderes prestigiaram a posse: procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira; o presidente do Tribunal de Justiça, Eurípedes Lamounier; e do Tribunal de Contas (TCE), Manoel Pires dos santos, e o defensor público geral Murilo Machado.
Biografia
Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, em 25 de junho de 1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS). No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. (Com informações da Secom Tocantins)