O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lamentou a morte do maior líder político do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, na noite desta terça-feira, 4, em entrevista à imprensa. “Ele que criou, lutou pela criação do Estado, idealizou a Capital, e tantas obras importantes. A emancipação do Estado, torná-lo livre para que pudesse crescer é um sonho do Siqueira que está irradiado em todos os tocantinenses. Nós lamentamos, pedimos a Deus que conforte a família, e vamos cultuar uma história bonita, longa, para sempre, de um homem que foi um herói para os tocantinenses”, afirmou.
Veja o vídeo:
NOTAS DE PESAR
Com muita tristeza, recebi a notícia da morte do ex-governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, ocorrida nesta terça-feira (04).
Siqueira Campos lutou pela criação do Tocantins, idealizou a Capital, e tantas outras obras importantes. A emancipação do Estado, deu-se na promulgação da constituição de 1988, sendo Siqueira Campos autor da emenda que criou o Tocantins e assim foi eleito o primeiro governador do Estado.
Neste momento de luto, estendo minhas mais sinceras condolências a sua esposa Marilúcia Uchôa Siqueira, aos seus filhos, em especial Eduardo Siqueira, que foi meu companheiro de parlamento na Assembleia Legislativa, netos e bisnetos, amigos e a todos os cidadãos do Tocantins.
Nós lamentamos, pedimos a Deus que com toda a sua misericórdia dê o conforto necessário a todos. Vamos cultuar uma história bonita, longa, para sempre, de um homem que foi um herói para os tocantinenses.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
O Tocantins perdeu hoje um de seus maiores líderes políticos. O ex-governador, José Wilson Siqueira Campos faleceu nesta terça-feira, 4, em Palmas. Neste momento de dor e luto, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestou sua última homenagem ao amigo e companheiro de lutas.
“Siqueira Campos deixa um legado inestimável não só para o Tocantins, este estado que ele lutou tanto para a sua criação, mas para todo o Brasil. Sua trajetória política traz incansáveis lutas em prol da construção de um estado melhor. A minha eterna gratidão a esse homem que iniciou a história do nosso Tocantins e quis vê-lo prosperar como de fato prosperou. É este o desejo que temos que manter vivo em nossos corações. E devemos ainda lutar para que esta prosperidade tão sonhada seja, efetivamente, alcançada e espargida a todos que vivem nesta terra”, declarou o vice-governador, Laurez Moreira.
Conhecido como um dos criadores do Tocantins, o ex-governador Siqueira Campos dedicou sua vida à causa pública. Para Laurez Moreira a partida do ex-governador deixa uma grande lacuna na política tocantinense. Pois, segundo ele, “Siqueira Campos foi um líder visionário. Sua dedicação, determinação e paixão pelo nosso estado inspiraram muitos tocantinenses a se engajarem na construção de um futuro melhor”, frisou.
Por fim, o vice-governador, Laurez Moreira, expressou sua solidariedade aos familiares e amigos de Siqueira Campos. “Com grande pesar lamentamos a morte do nosso querido ex-governador. Perdemos um grande líder e um amigo. Sua trajetória de vida nos ensinou muito sobre dedicação, determinação e amor pelo nosso estado. Mesmo com sua partida, seu legado permanecerá vivo em nossos corações, nos inspirando a seguir em frente e a lutar pelos ideais que ele tanto defendeu. Peço ao nosso Bom Deus que conforte os corações de seus familiares e amigos. A história de vida do ex-governador permanecerá viva em nossos corações. Agradecemos por todos os valorosos ensinamentos e por tudo que fez pelo nosso Tocantins. O nosso fraternal abraço ao ex-deputado e ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, irmãos e demais familiares”, finalizou.
Breve história
Natural de Crato, no Ceará, José Wilson Siqueira Campos, popularmente conhecido como Siqueira Campos, nasceu em 1º de agosto de 1928. Filho do mestre Pacífico Siqueira Campos – que tinha a profissão de seleiro e sapateiro – e de dona Regina Siqueira Campos. Veio para o norte goiano em 1960. Em Colinas, se elegeu vereador em 1965. Em 1971 se elegeu deputado federal, quando então representou o Tocantins na luta separatista. Chegou a fazer 98 horas de greve de fome, em Brasília.
Foi eleito governador do Tocantins, pela primeira vez, com 60 anos. Governou o estado por quatro mandatos. Seu último cargo político foi de senador da República.
Outra luta importante, foi a criação de Palmas, capital do estado. A última capital planejada do Brasil, fundada em 1989, hoje com mais de 330 mil habitantes.
Siqueira Campos, além de político, foi agricultor, pecuarista e empresário.
Neste momento de imensa tristeza, me junto ao Tocantins na dor pela perda do criador e eterno governador do Tocantins, Siqueira Campos, na noite desta terça-feira, 4. Com 94 anos, aquele que fora meu grande líder e inspiração como político e ser humano, partiu sereno na certeza de que mudou os rumos de vida de tanta gente.
Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder que acreditou na fundação de um estado que ainda não existia, um futuro novo para mais de 1,5 milhões de moradores tocantinenses. Siqueira também lutou incessantemente pelo nosso Bico do Papagaio e chamou a atenção de todos para o grande potencial das cidades da região.
Esta perda é, sem dúvidas, inestimável porque, além de perdermos o criador do nosso Estado, perco o líder que sempre me orientou na condução de meus mandatos políticos e prestou à mim grandes conselhos de vida.
Fico agora com o sentimento de perder um pai muito presente, mas sabemos que Siqueira deixou o seu legado de determinação e esperança que é possível fazer diferente.
Presto condolências a todos os familiares e amigos neste momento de profunda dor e que todos sejamos consolados pela certeza de que Siqueira Campos será eternamente lembrado pelo país inteiro por ter criado o Tocantins e a capital, Palmas, e lutado por esta terra e por esta gente até os últimos segundos de vida.
Amélio Cayres
Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins
O meu coração está profundamente consternado com a partida do nosso eterno governador José Wilson Siqueira Campos. Lamento muito pela sua partida, pois Siqueira representou muita coisa na minha vida pessoal, foi meu padrinho de casamento, padrinho de formatura e um dos grandes responsáveis pela minha mudança para Palmas. Ele foi um farol na minha jornada de vida, e na minha carreira política. Dele, sempre recebi conselhos, orientações, direcionamento, por isso lhe serei grata para sempre. Fui uma privilegiada por ter ouvido suas palavras todas às vezes em que a ele recorri, fora a honra de ter testemunhado muitos momentos históricos ao seu lado.
Externo o reconhecimento e a homenagem de todos nós palmenses, pela visão idealista que resultou na construção de uma cidade, que nasceu do zero e hoje é uma referência em termos de qualidade de vida. Visionário que sempre foi, Siqueira escolheu a margem direita do Rio Tocantins, à época, uma região isolada e de grande desigualdade social, para erguer a capital.
A história de Palmas se confunde com a história de seu criador, Siqueira Campos, e é nosso dever sermos guardiões de seu ideal, que começa com a luta pela criação do Estado do Tocantins e se cristaliza com a construção de Palmas, para que assim, sejamos um povo próspero, como ele tanto sonhou.
Expresso meus sentimentos à Dra. Marilúcia, aos filhos, netos, noras e genros, aos incontáveis amigos e aos tocantinenses e palmenses que se ressentem da sua partida.
Que seu espírito descanse em paz. Nós que aqui ficamos, honraremos o seu legado e eternizaremos a sua memória pelo muito que fez por todos nós.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do criador e eterno Governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, ocorrido nesta terça-feira, 04, em Palmas.
Apaixonado pelo Tocantins, Siqueira Campos foi um político marcante na história do nosso Estado e deixa um legado enorme. Além de sua luta pela criação do Tocantins, também deixou sua marca como Governador por 4 mandatos e durante suas gestões, o Estado experimentou avanços importantes em diversas áreas.
Seu compromisso com o desenvolvimento do Estado e sua visão progressista foram reconhecidos e admirados por muitos. Sua partida deixa um vazio na política tocantinense, bem como nos corações de todos os moradores do Estado. Que sua memória seja lembrada com respeito e gratidão, e que seu exemplo de dedicação ao serviço público inspire futuras gerações.
Neste momento de profunda consternação, rogo a Deus para que conforte os corações dos familiares, amigos e de todos os cidadãos tocantinenses que sofrem por esta perda irreparável.
Gurupi, 04 de julho de 2023.
Josi Nunes
Prefeita de Gurupi
Com tristeza e pesar, o Tribunal de Contas do Tocantins, por meio do seu presidente, André Luiz de Matos Gonçalves; dos conselheiros Alberto Sevilha, vice-presidente; Severiano Costandrade, corregedor; José Wagner Praxedes; Napoleão de Souza Luz Sobrinho; Doris de Miranda Coutinho e Manoel Pires dos Santos; do procurador-geral de contas, Oziel Pereira dos Santos; dos demais membros e servidores, lamenta profundamente o falecimento de Siqueira Campos e reconhece o legado por ele deixado.
O ex-governador faleceu nesta terça-feira, 4 de julho, a menos de um mês para completar 95 anos.
A história do Tribunal perpassa pela própria história do Tocantins, consolidado após mais de cem anos de lutas libertárias em busca de independência e novas perspectivas para a população da então região norte de Goiás.
Siqueira Campos teve relevante papel nesse contexto, sendo um dos principais articuladores políticos pela emancipação do norte goiano. Deputado Federal, foi relator da subcomissão do Estado na Assembleia Nacional Constituinte. Em 1976 publicou a obra “Goiás e o Emergente Estado do Tocantins”.
Eleito primeiro governador do Estado, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 1989. No dia 23 do mesmo mês, a Lei 001 criava as instituições públicas tocantinenses, dentre elas, o Tribunal de Contas.
Siqueira Campos exerceu outros três mandatos como governador, coroando a trajetória marcada pela liderança em defesa dos interesses e desenvolvimento do Estado.
Colar do Mérito
A maior honraria concedida pelo Tribunal de Contas, destinada a agraciar personalidades e instituições, leva o nome “Colar do Mérito Estadual Governador Siqueira Campos”, como uma forma de homenagem e reconhecimento.
Siqueira Campos foi o primeiro a receber a láurea, o que ocorreu durante as comemorações dos 25 anos do Tribunal, em novembro de 2014. Na mesma oportunidade, o próprio homenageado, na companhia das demais autoridades, inaugurou o Memorial TCE/TO, um espaço que salvaguarda não só a história da Corte, como também do Estado do Tocantins e de seu idealizador.
À esposa, filhos, netos e bisnetos, as sinceras condolências desta Corte. Que as lembranças, feitos e conquistas sejam um conforto em meio à dor da despedida.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Márcio Silveira, recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento de José Wilson Siqueira Campos, grande estadista e primeiro governador do Tocantins.
A história de José Wilson Siqueira Campos é marcada por grandes contribuições para o desenvolvimento e progresso do Tocantins. Como um dos fundadores e o primeiro governador eleito do Estado, ele dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado de realizações e conquistas.
Siqueira Campos, que governou o Estado por quatro (4) mandatos, sempre foi reconhecido como um líder visionário e determinado, dedicando a sua vida ao desenvolvimento econômico, social e cultural, inclusive introduziu a Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.
O grande estadista deixa um legado que jamais será esquecido. Sua dedicação e amor pelo Tocantins foram inspiradores para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua partida deixa um vazio imensurável na política e na história do Tocantins.
Descanse em paz, eterno governador José Wilson Siqueira Campos. Sua memória continuará viva, inspirando a todos a seguir seu exemplo de dedicação, compromisso e amor pelo Tocantins.
Neste momento de profunda tristeza, estendo, em nome de toda a equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) as mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos os cidadãos do Tocantins.
Palmas, 04 de julho de 2023
Márcio Silveira – presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins
É com uma das maiores tristezas que já senti em minha vida, que lamento a perda irreparável do pai do Tocantins, nosso eterno governador, Siqueira Campos.
Corajoso, líder e estadista, Siqueira foi também o responsável pela história de cada um de nós, que vivemos no Estado idealizado e construído por ele.
Siqueira Campos foi um defensor incansável dos direitos dos cidadãos tocantinenses, um promotor da justiça social e um arquiteto de políticas públicas transformadoras.
Como um imponente e radiante girassol fez florescer nestas terras do antigo norte goiano, sonhos e vidas.
Sua liderança inspiradora e única trouxe para o Estado não apenas conquistas materializadas em obras importantes, mas também um legado intangível de esperança, unidade e progresso.
Nosso eterno governador será lembrado como um verdadeiro defensor dos valores democráticos e um guia para as futuras gerações.
Siqueira marcou a minha história com a nossa amizade repleta de lealdade, carinho, respeito e incontáveis ensinamentos. Foi uma honra ser seu eleitor, advogar para ele na campanha vitoriosa de 2010, permanecer leal ano após ano e para todo o sempre. Agradeço ter recebido seu voto de confiança nas urnas, um ilustre eleitor que me apoiou na minha primeira eleição.
Nesta manhã, Deus me deu a oportunidade de prestar a última homenagem ao meu grande amigo, em vida: a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos”, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Tocantins.
Em nome da nossa trajetória juntos e de todos os cidadãos do nosso Estado, presto minhas mais sinceras condolências à família de Siqueira Campos. Que encontrem forças para superar esse momento difícil e que possam sentir o nosso apoio e gratidão por compartilharem conosco um homem de tamanha grandeza!
Em sua memória, reafirmo o compromisso de seguir adiante, construindo um futuro melhor para nosso Estado, honrando seu legado e mantendo vivo o espírito de serviço público que nosso eterno governador praticava.
Desejo que descanse em paz e que sua contribuição inestimável para o Tocantins jamais seja esquecida!
“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”, João 11:25-26.
Eduardo Mantoan,
Deputado estadual pelo Tocantins de Siqueira Campos
É com o mais profundo pesar que o Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins) lamenta o falecimento do ex-governador e criador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira, 04.
A história do Tocantins é construída sob os tijolos da trajetória política de Siqueira Campos, que fortaleceu as bases para incluir a criação do Estado, na Constituição Federal de 1988, dando origem a esta nova unidade federativa que nos faz morada.
Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores. Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor.
Obrigado Siqueira Campos por sua incansável luta pelo nosso Estado.
Robson Figueiredo
Presidente do Itertins
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 94 anos, do amigo e ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, ocorrido na noite desta terça-feira, 4 de julho, em um hospital particular de Palmas.
Político aguerrido, corajoso e obstinado, Siqueira Campos foi a figura central da luta pela criação do Tocantins.
Com uma trajetória inspiradora, foi vereador em Colinas, ainda quando o município pertencia a Goiás. Gigante em sua batalha pelos interesses do então norte goiano, chegou à Câmara dos Deputados, onde exerceu o cargo de deputado federal por cinco mandatos. No Congresso Nacional, transformou o sonho em realidade ao propor a emenda à Constituição Federal de 1988 que deu origem ao estado. Siqueira acreditou nesta terra e batalhou com todas as forças para que ela conquistasse a sua autonomia e independência. Ele foi o primeiro governador do Tocantins, cargo que ocupou por quatro mandatos. Minha carreira política teve início quando assumi, a convite de Siqueira, em 2011, a secretaria da Juventude e dos Esportes do Tocantins. Tive a honra de poder trabalhar e aprender com o maior estadista do Tocantins e um dos mais importantes do Brasil. Visionário, empreendedor, determinado e implacável na luta pelo desenvolvimento do estado, Siqueira deixa um legado inestimável que jamais será esquecido.
Neste momento de profunda dor e pesar, manifesto minha solidariedade aos familiares deste notável líder e a todo o povo tocantinense, rogando a Deus que, em sua infinita bondade e misericórdia, console os corações enlutados.
Gratidão eterna, Siqueira! Descanse em paz.
Olyntho Neto
Deputado estadual
Com um pensamento político e conservacionista, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, um homem muito além do seu tempo, sempre defendeu o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Tocantins.
Muito mais que criar o mais novo estado do país, ele pensou em tornar o Tocantins o melhor lugar para se viver e assim o fez.
Ao determinar a criação de diversas Unidades de Conservação, Siqueira Campos, um homem visionário, entendia que para garantir o bem-estar social dos tocantinenses estava diretamente relacionado a proteção e conservação dos recursos naturais do nosso Estado.
E para tanto, criou a Fundação Natureza do Tocantins, hoje o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que nasceu com a missão de proteger e conservar os recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Tocantins e a melhoria da qualidade de vida da população.
Com muita tristeza nos despedimos deste homem que tanto honrou o Tocantins, a nossa gente, fauna e flora. Cabe a nós continuar honrando sua memória, seguindo com a nossa missão, fortalecendo as ações e políticas ambientais de proteção e conservação do meio ambiente, garantindo o futuro das próximas gerações.
A este homem que transcenderá sua própria história, o nosso reconhecimento. Aos seus familiares e a toda população do Tocantins, os nossos sentimentos.
Renato Jayme
Presidente do Naturatins
“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”.II Timóteo 4:7.
Certos de que essa luta continuará ecoando aos quatro cantos do Tocantins, lamentamos a notícia do falecimento do primeiro e sempre Governador Siqueira Campos. Estadista que conheceu todas as fases da vida pública, as quais lhe deram subsídios e consistência para forjar o líder que desde sempre foi, Siqueira Campos conheceu na essência os anseios mais peculiares de um povo e os caminhos necessários e inevitáveis para atendê-los.
Aos 94 anos, e com mais de 70 anos de vida pública Siqueira Campos vivenciou e se posicionou nos momentos mais importantes da história do Tocantins e do País, sempre conduzindo sua gente a enxergar o caminho mais assertivo para a construção da “livre iniciativa e justiça social”. Cumpriu seu papel constitucional com muita honra e louvor.
Nós tocantinenses seremos eternamente gratos pelo exemplo de estadista, por suas lutas e, principalmente, por colocar a própria vida em risco, ao lutar pela criação do Tocantins, para que hoje fôssemos um Estado onde se vive com democracia, e com a consolidada Justiça Social, sua maior bandeira.
Eternizado em nossos corações, hoje é um dia triste, porém de rememorações de uma vida que nos inspirou e continuará inspirando outras tantas vidas com sua história.
A esse grande homem, expressamos nossa eterna gratidão.
Desejamos que o bom Deus conforte os corações de familiares, amigos e de todos os tocantinenses.
Hercy Filho
Secretário de Estado do Turismo
O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO) registra o sentimento de pesar pelo falecimento do líder do movimento de criação do Estado e ex-governador, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, ocorrido em Palmas, nesta terça-feira, 4.
Popularmente conhecido como Siqueira Campos, em 2018 ele se colocou em sua última candidatura eleitoral e se elegeu primeiro suplente de senador da República pelo Tocantins. Nascido em Crato-Ceará (1928), Siqueira percorreu, ao longo de sua vida, vários estados, até se estabelecer no antigo norte-goiano na década de 60, na época município de Colinas do Goiás, período em que iniciou carreira política.
José Wilson Siqueira Campos compôs sua história de vida, protagonismo político e participação na história do Estado, com a marca da perseverança. Um homem forte, que será lembrado por alguns como “pulso firme” e para outros como “Siqueirido”.
Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, em um mandato de dois anos (1989 a 1991); voltou a ocupar esse cargo por mais dois mandatos consecutivos (1995 a 1998 e 1999 a 2003); enfrentou a derrota nas urnas em 2006; e retornou vitorioso em 2010.
Agora, Siqueira Campos descansa e deixa o legado de crescimento e modernização do mais novo Estado do país. Um sonho iniciado com a determinação de um homem que mobilizou e contou com a contribuição de milhares de pessoas e famílias que acreditaram no potencial de uma região, antes esquecida.
Solidário ao momento de dor da família, nos unimos em oração, rogando a Deus que receba seu filho José Wilson Siqueira Campos em seus braços, que ele descanse em paz sob a Luz Divina e que os corações dos familiares e amigos sejam confortados.
Respeitosamente,
Elizeu Oliveira
Presidente
Foi com extremo pesar que recebemos a informação do falecimento do ex-governador e fundador da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Wilson Siqueira Campos, nesta terça-feira, 04 de julho de 2023.
Responsável direto pela criação do Estado do Tocantins, em 1988, Siqueira Campos foi o primeiro governador do Estado e logo percebeu a necessidade de formação de nível superior para as demandas da sociedade. Com isso, criou a primeira Universidade do Tocantins, necessária para a produção de conhecimento e desenvolvimento regional. Em seu último mandato como governador, por meio da Lei Estadual n. 2.829, de 26 de março de 2014, criou na estrutura da Unitins mais três câmpus: Araguatins, com os cursos de Letras e Pedagogia; Augustinópolis, com os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem; e Dianópolis, com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A criação desses novos câmpus possibilitou o acesso à formação em nível superior para diferentes regiões do Estado do Tocantins de forma gratuita.
José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no Ceará, em 1928, filho de mestre Pacífico Siqueira Campos e de dona Regina Siqueira Campos. Sua vida pública teve início em 1965, ao se eleger vereador em Colinas. A partir de 1971 foi eleito deputado federal e reeleito por mais quatro mandatos como representante do então Norte Goiano. Participou do movimento em prol da criação do Estado do Tocantins e, como deputado federal, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia Constituinte a fusão de emendas que, com a Constituição Federal de 1988, deu origem a um novo estado da Federação. Foi o primeiro governador do Tocantins, eleito para um mandato de dois anos, de 1989 a 1991, e voltou a ocupar o cargo por mais três mandatos, nos períodos de 1995 a 1998; 1999 a 2003; e 2011 a 2014.
Em 2020, na solenidade de comemoração aos 30 anos da Unitins foi realizada outorga de Doutor Honoris Causa, maior diplomação e honraria que as Universidades podem conceder, ao ex-governador José Wilson Siqueira Campos em reconhecimento pelo seu trabalho de criação e expansão da universidade.
Fica decretado o estado de luto oficial de 07 dias na Universidade em virtude dessa perda tão significativa.
Rogamos a Deus que dê o conforto e consolo possíveis aos familiares e amigos neste momento de tamanha dor e consternação.
Darlene Castro – Vice-reitora da Unitins
Augusto Rezende – Reitor da Unitins
Com profundo pesar, recebi agora a notícia do falecimento do meu amigo e ex-governador Siqueira Campos.
Um líder nato, um político visionário que sempre demostrou liderança e comprometimento com o desenvolvimento do nosso Estado.
Com muita luta e determinação, na Constituinte de 88, o eterno Governador foi pioneiro da concepção do estado do Tocantins, se tornando uma figura emblemática, respeitada e admirada pela sua visão de futuro.
Siqueira Campos ficará marcado nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam.
Siqueira escreveu seu nome na história, e além de ter criado o Estado, planejou e fundou a capital Palmas.
O Tocantins perde uma de suas maiores referências, sendo um exemplo máximo de amor, respeito e delicadeza.
Com certeza, será eternizado na história e na vida do povo tocantinense, pelo seu exemplo de integridade e dedicação ao serviço publico.
Muito obrigado por realizar o sonho de todos os tocantinenses!
Nesse momento de comoção, rogo a Deus para que conforte os filhos, familiares e amigos.
Deputado Federal Antonio Andrade e família
4 de julho de 2023
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente a morte do ex-governador e criador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, que deixou um marco na história do Brasil, com a luta para a criação do mais novo estado da Federação.
Como político, Siqueira Campos abraçou a causa do povo que vivia no norte de Goiás, na busca pela oferta de uma nova vida com dignidade aos que viviam e vivem nessa terra.
Em seu tempo à frente da gestão estadual, Siqueira Campos lutou e buscou incansavelmente por meios que pudessem garantir a todos os tocantinenses uma saúde digna e humanizada. Para isso, trabalhou na implantação de hospitais e maternidades, unidades de apoio às famílias de pacientes, hemocentros, assistência farmacêutica, unidades básicas de saúde, programas de apoio à atenção básica e diversos serviços que até hoje garantem melhor qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense.
A SES-TO compartilha da tristeza de todos os tocantinenses de nascimento e coração e roga a Deus que conforte os familiares, amigos e admiradores do grande líder.
Siqueira Campos é eterno pelo seu legado que seguirá inspirando gerações na luta por um Tocantins cada dia melhor!!
Palmas, 04 de julho de 2023
Afonso Piva de Santana
Secretário de Estado da Saúde
Recebi com muita tristeza, a noticia da morte do ex-governador, José Wilson Siqueira Campos. Personagem importante no cenário politico do Tocantins, ficarão na memoria de todos os tocantinenses, a sua marca, história e pioneirismo.
Que o legado e sua dedicação na criação do Estado do Tocantins no ano de 1988, sejam lembrados por todos. O Tocantins nunca se esquecerá das suas contribuições para este Estado.
Neste momento, rogamos a Deus para que conceda o conforto necessário a família e amigos, para que sejam consolados neste momento de tanta dor.
Elenil da Penha
Secretário de Estado dos Esportes e Juventude
Com profundo pesar recebi há pouco a notícia do falecimento do eterno governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. Grande estadista que deixa um legado de perseverança, fé, obstinação e de muito trabalho em prol de um povo sofrido do então norte goiano.
Siqueira Campos acreditou no sonho de ver nascer e crescer um Estado próspero, disseminou esse sonho, atraiu pessoas de outros estados e, acreditando nesse ideal, juntos, tornaram o Tocantins uma realidade.
O Estado que escolhi para viver e constituir família não esquecerá desse ícone da política tocantinense.
Vá em paz, Siqueira Campos, e que Deus conforte os corações dos familiares, amigos e de todo o povo tocantinense.
Wlademir Mota Oliveira
Secretário da Segurança Pública do Tocantins
Manifestamos profunda tristeza e lamentação pelo falecimento do ex-governador e idealizador do estado do Tocantins, Siqueira Campos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na história do Estado e dos tocantinenses.
Siqueira Campos, ao longo de sua trajetória política, demonstrou um comprometimento inabalável com a causa de seu estado e de seu povo.
Com visão empreendedora e dedicação incansável, foi um dos protagonistas na luta pela emancipação do Tocantins, que se concretizou em 1988, tornando-se o mais jovem estado brasileiro.
Neste momento de luto, recordamos sua liderança, sua visão de futuro e seu compromisso inabalável com a população tocantinense. Seu exemplo de dedicação e amor à sua terra natal inspirou inúmeras gerações e continuará a inspirar por muitos anos.
Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores deste grande homem!
Diretoria
AUDIFISCO – Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins
Com profundo pesar, lamentamos o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, decorrente de uma infecção pulmonar.
A história do eterno Siqueira Campos na política é digna de todo respeito e conhecimento. Pois contribuiu para emancipação e criação do nosso querido Estado, e posteriormente também a criação da nossa capital.
Ocupou mandatos distintos (de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, de 1999 a 2003 e de 2011 a 2014), e foi um grande contribuinte político e social para a história do país.
Neste momento de dor, rogamos a Deus que conforte todos os familiares e amigos, que tenham forças para superar a perda.
Palmas-TO, 04 de julho de 2023
Moisemar Marinho
Deputado estadual
A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins se junta aos milhares de tocantinenses que sofrem a perda do seu maior estadista, José Wilson Siqueira Campos. Honra-nos a memória e os feitos desse grande desbravador e líder incansável, que fez da criação do Tocantins um propósito de vida, abrindo um largo caminho de oportunidades aos que neste chão já viviam, aos que atenderam ao seu chamado e aos que continuam a chegar.
Rogamos a Deus para que ampare os corações enlutados dos familiares e amigos, e de todos aqueles que o admiram.
José Humberto Muniz Filho
Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado