O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) escolheu Rosa Helena Ambrosio de Carvalho, a Rosa da Anjo Azul, para a comandar a Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD) da Secretaria da Saúde (Sesau), conforme antecipado pela Coluna do CT. A nomeação foi publicada na edição de quinta-feira, 12, do Diário Oficial do Estado.
REAÇÃO NEGATIVA
A confirmação de Rosa Helena na superintendência gerou insatisfação justamente no grupo que será atendido pelos trabalhos, isto porque a servidora escolhida não possui qualquer deficiência. O grupo até questiona o Poder Executivo por não ter encontrado nenhuma pessoa com capacidade para o cargo dentro de um universo de 142 mil pessoas com algum tipo de deficiência no Tocantins, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
OUTRO LADO
Os defensores da indicação de Rosa da Anjo Azul afirmam que essa superintendência foi criada em razão de um projeto apresentado ao governo muito antes de ser efetivamente criada, através de mobilização de pais e portadores de deficiência ativistas, entre elas a agora titular da pasta. Afirmam ainda que Rosa, inclusive, tem longo e reconhecido histórico de atuação na área.