A retomada de voos do Aeroporto de Araguaína foi tema de reunião entre o deputado Marcus Marcelo (PL), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e representantes da Associação Comercial e Industrial (Aciara) na quinta-feira, 6, durante inauguração de anexo da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O parlamentar é autor de projeto que prevê redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível da aviação. “A gente sabe que o aeroporto está em reforma e o governador se colocou à disposição para discutir o formato com todas as empresas essa questão da tributação e o que for de competência do Estado para que possa dar o incentivo, para que realmente a gente possa viabilizar empresas aéreas para voos em Araguaína e ele está aberto a fazer”, afirmou por meio da assessoria,
REUNIÃO COM EMPRESAS
O governador Wanderlei Barbosa explicou que irá trabalhar junto às empresas aéreas para que se interessem em manter os voos fora da Capital. “Precisa de uma outra reunião com as operadoras do transporte aéreo que está sendo providenciado em Brasília, através da bancada federal e uma representante das associações das empresas aéreas, que se colocou à disposição. Eu creio que nas próximas semanas já estará marcada uma reunião para que a gente possa alinhar todo esse processo e trabalhar a parte tributária para que essas empresas se interessem pelo nosso território”, disse.
SOLUÇÕES VIAVÉIS
Para o presidente da Aciara, William Rezende, a reunião foi positiva e a situação do Aeroporto de Araguaína está perto de ser resolvida. “É um resultado positivo, onde se busca discutir soluções viáveis para a questão do aeroporto de Araguaína. Estivemos aqui com o governador, secretário da Fazenda, deputados e principalmente o deputado Marcus Marcelo que nos atendeu marcando esta agenda. É uma situação que a gente vê com bons olhos. A gente vê que essa situação do Aeroporto de Araguaína está perto de ser resolvida, tanto da parte das reformas, quanto da parte do Estado”, destacou o presidente.
SAÍDA DA VOEPASS E NEGOCIAÇÃO COM AZUL E GOL
Em abril deste ano, a única empresa que atuava em Araguaína com voos para Brasília, a VoePass, suspendeu a operação. Entretanto, a prefeitura tem articulado o retorno de empresas. Conforme o Paço, a Azul garantiu operação no município em agosto com um jato da Embraer 195 E2 com capacidade para 140 passageiros. Já em outubro ou novembro, a Gol deve anunciar voos diários de ida e volta para Brasília com um Boeing 737-800 com capacidade para 186 passageiros, garante.