O atentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) com artefatos explosivos na Praça dos Poderes na noite desta quarta-feira, 16, rendeu manifestações de políticos tocantinenses. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi às redes sociais comentar o caso. “A tentativa de ataque na noite de ontem, na Praça dos Três Poderes, reforça a necessidade de fortalecer o Estado Democrático de Direito. É momento de união nacional para que as instituições permaneçam firmes e o diálogo pacífico prevaleça. Seguimos unidos em defesa da democracia”, afirmou.
ATO LAMENTÁVEL
Prefeito eleito de Palmas e em agenda por Brasília, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) também lamentou o episódio por meio da assessoria e relatou que acompanhou de perto o ocorrido. “É um ato lamentável e que causa muita preocupação. Estava ainda no Palácio do Planalto quando aconteceram as explosões, mas não sabíamos do que se tratava. Desloquei para o Senado Federal, onde me reuni com a senadora Dorinha [Seabra, UB] e me encontrei com outros senadores, quando veio a solicitação do presidente para que o prédio fosse esvaziado. Então, tivemos que sair, todos em segurança, mas foram momentos muito tensos”, narrou.
FERE PRINCÍPIOS QUE SUSTENTAM ESTADO DEMOCRÁTICO
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) emitiu uma nota de repúdio. “Repudiamos com veemência qualquer ato de violência contra as instituições democráticas e a segurança da população. Atos como esse ferem não apenas as vítimas diretas, mas também os princípios que sustentam o Estado Democrático de Direito no Brasil. Reiteramos a necessidade de uma investigação rápida e rigorosa por parte das autoridades competentes para esclarecer os fatos, identificar os responsáveis e assegurar que sejam devidamente punidos dentro dos limites da lei”, afirma.
INTOLERÁVEL
Outro deputado federal que se manifestou foi Vicentinho Júnior (Progressistas). “É intolerável qualquer tipo de ataque às instituições democráticas. Neste momento, é fundamental que haja uma apuração rigorosa para identificar os responsáveis e que a união do nosso país prevaleça. Somos uma nação forte e unida e não podemos permitir divisões quando vidas e a democracia estão em risco”, anotou.
Confira as manifestações:
Recebemos com consternação a informação sobre as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e nas proximidades da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Caso se confirme que se trata de um atentado, repudiamos com veemência qualquer ato de violência contra as instituições democráticas e a segurança da população. Atos como esse ferem não apenas as vítimas diretas, mas também os princípios que sustentam o Estado Democrático de Direito no Brasil.
Reiteramos a necessidade de uma investigação rápida e rigorosa por parte das autoridades competentes para esclarecer os fatos, identificar os responsáveis e assegurar que sejam devidamente punidos dentro dos limites da lei. A proteção à democracia e à paz social exige a atuação firme e transparente dos órgãos de segurança e justiça.
Em momentos como este, é fundamental que todos os brasileiros e brasileiras se unam em defesa da democracia, do respeito às instituições e da convivência pacífica. Somente assim poderemos construir um país mais justo, seguro e solidário.
Ricardo Ayres
Deputado Federal