O governador interino Mauro Carlesse (PHS) anunciou nesta terça-feira, 22, que liberou pagamento de R$ 12 milhões para pagar fornecedores de medicamentos e insumos. Segundo informações do Estado, algumas empresas estavam sem receber desde 2015. Por meio da assessoria, a governadoria explicou que a medida visa o “resgate da credibilidade” do Poder Público junto a estes prestadores de serviço.
“Como uma empresa vai fornecer para o Estado se ela não recebe? Resgatar a credibilidade do Estado é isso, comprar e pagar. Assim movimentamos a economia e garantimos o abastecimento do estoque regulador e a realização do mutirão de cirurgias”, declarou Carlesse.
De acordo com Carlesse, em virtude do pagamento aos fornecedores, o estoque regulador da saúde voltou a ser abastecido e está com 90% de suas demandas atendidas. “E para os medicamentos que não são possíveis comprar com licitação, pois são situações específicas de compra em pequena quantidade, os hospitais tem recursos do fundo de suprimentos para comprar e atender a demanda de imediato”, afirmou.
Opera Tocantins
Em virtude do abastecimento do estoque regulador e do pagamento de cerca R$ 9 milhões aos profissionais das equipes médicas, o governo interino garante que está sendo possível ao Estado cumprir o cronograma do mutirão de cirurgias, o “Opera Tocantins”. A previsão inicial é atender a 5.547 pacientes que estão à espera por cirurgias eletivas. As primeiras já foram realizadas. (Com informações da Ascom)