A maior agitação política no final de semana foi na tradicional cavalgada que marca a abertura da Exposição Agropecuária de Gurupi, no sábado, 28. O evento reuniu quatro pré-candidatos ao Senado, a senadora Kátia (Progressista), o ex-senador Ataídes Oliveira (Pros), a deputada federal Dorinha Seabra (UB) e o ex-governador Mauro Carlesse (Agir).
Outros políticos
Também participaram da cavalgada a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PL), e seu vice, Gleydson Nato (PL), o deputado federal Carlos Gaguim (UB) e o estadual Gutierres Torquato (PDT). O senador Irajá (PSD) e o prefeito de Cariri, Júnior Marajó, seguiram na comitiva do empresário Oswaldo Stival Júnior (PSB) e do pré-candidato a federal Eduardo Fortes (PSD).
Sindicato Rural não gosto
A politização da grande cavalgada irritou o Sindicato Rural de Gurupi, organizador do evento, quando um enorme trio elétrico desfiliou com faixas da prefeita Josi, do senador Eduardo Gomes (PL) e de Gaguim. Para o presidente do sindicato, Rafael De Leon, o veículo teria “colocado sem permissão” nomes de políticos que não contribuíram com a ExpoGurupi — no caso, seriam Gomes e Gaguim.
Contratado pela prefeitura
Contudo, o locutor e empresário Celso Cesar de Araújo, o Celsinho Blues, dono do trio elétrico, garantiu que o veículo não foi contratado pelo Sindicato Rural, mas pela Prefeitura de Gurupi. O vice-prefeito Gleydson Nato confirmou em nota ao portal de notícias gurupiense Atitude: “Quem locou o trio fui eu, pessoa física, e, para isso, eu tive ajuda do deputado Gaguim e do senador Eduardo Gomes. O Celsinho locou o trio para mim! Como eu sou vice-prefeito, ele deve ter entendido que seria a Prefeitura, mas não tem nada a ver com a prefeitura, inclusive, tinha vários outros trios com propagandas particulares. Em momento algum foi deixado de falar nome de qualquer pessoa, inclusive fizemos tudo com o intuito de ajudar”.
Fez Pix
Mas o presidente do Sindicato Rural de Gurupi, Rafael de Leon, enviou ao Atitude um comprovante de pix no valor de R$ 1.400. “O sindicato comprou 200 litros de óleo diesel. Segue o comprovante do Pix que fiz para ele (Celsinho) da conta da minha empresa”, afirmou Leon ao portal gurupiense.
Kátia se recusou a subir no trio elétrico
As faixas de políticos no trio elétrico, dizem fontes de Gurupi à Coluna do CT, teriam sido a causa de a senadora Kátia Abreu ter se recusado a subir no veículo quando convidada pela prefeita Josi. A parlamentar preferiu seguir a cavalo ao lado do filho Irajá. No trio havia faixa de Gomes e sua adversária nestas eleições, Dorinha, estava sobre o caminhão.
Cumprimento amistoso
Por falar em Kátia, a senadora se encontrou num hotel da cidade com o ex-governador Mauro Carlesse e eles — dois fortes críticos um do outro — se cumprimentaram amistosamente.
Corpo a corpo
E por falar em Carlesse, o ex-governador esteve o tempo todo fazendo corpo a corpo no meio do povo. Ao portal Atitude reafirmou que estava trabalhando por uma candidatura ao Senado. (Da Redação e com informações do portal Atitude)