Afastado da política desde 2022, o ex-deputado federal César Halum declarou apoiou n esta quinta-feira, 4, à reeleição do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB). “Com todo respeito que eu tenho aos demais concorrentes, e desejo boa sorte a eles, mas eu, César Halum, vou votar em Wagner Rodrigues”, avisou, conforme material da pré-campanha do prefeito enviado à imprensa.
NÃO PODE SE ACOVARDAR OU SE OMITIR
O ex-parlamentar disse estar “um pouco afastado da vida pública, em termos de mandato”, mas avaliou que não pode se “acovardar” e se “omitir num momento importante para a cidade que me acolheu”. “Entendo que, em uma eleição municipal, nós precisamos colocar a razão acima da paixão. E pelo histórico e pelo trabalho que está se desenvolvendo, pelo tamanho que Araguaína tem hoje, nós precisamos de alguém que esteja altamente comprometido com a gestão pública. E eu vejo no Wagner, não pelo que ele já fez, mas pelo que ele ainda vai fazer por Araguaína, o nome certo, apropriado”, reforçou César Halum.
GESTO DE QUEM RESPEITA A CIDADE
Wagner avaliou que esse gesto de Halum é “de quem respeita a cidade, de quem quer a cidade cada vez melhor”. “Nós não podemos retroceder, não podemos pensar em marcha a ré. Tem que ser daqui pra mais. O que fizemos foi importante pra cidade. O que iremos fazer será ainda mais importante” defendeu o pré-candidato à reeleição. O prefeito relembrou o compromisso que o ex-deputado “sempre teve com o desenvolvimento de Araguaína”, destacando que “muitas das grandes obras da cidade tiveram a participação de César enquanto deputado, as quais são um legado para o município”.
OUTROS APOIOS
O prefeito disse não ter dúvidas de que outros apoios irão para sua a campanha no decorrer do processo eleitoral. “Temos trabalhado com membros da bancada federal, os três senadores já estão conosco – senador Eduardo Gomes, senadora Dorinha, senador Irajá –, e outros tantos membros da bancada federal e também do Estado”, afirmou, destacando ainda que na cidade “a gente vê o movimento de vereadores, de líderes políticos vindo fazer essa demonstração de que quer uma Araguaína cada vez melhor”.
ALIADO DE DIMAS E AFASTAMENTO
Halum era aliado do grupo do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL), ao qual pertence Wagner, mas se distanciou a partir das eleições de 2018, quando foi preterido pelo líder político araguainense na disputa pela vaga de senador. Dimas declarou apoio a Eduardo Gomes (PL) e Irajá (PSD). Assim, nas eleições municipais de 2020, o ex-deputado acabou apoiando a candidatura de prefeito de Araguaína do então deputado estadual Elenil da Penha (MDB), derrotado por Wagner naquela disputa.
NA AGRICULTURA
Sem mandato, Halum foi secretário estadual da Agricultura do governo Mauro Carlesse e depois assumiu uma secretaria nacional no Ministério da Agricultura do governo Jair Bolsonaro. Por fim, foi secretário da Governadoria já na primeira gestão de Wanderlei Barbosa (Republicanos).
CANDIDATURA A FEDERAL
Nas eleições de 2022, o ex-deputado voltou a se candidatar a federal pelo Republicanos, mas acabou desistindo e surpreendeu ao declarar apoio à candidatura de Dimas ao Palácio, criticando o fato de a majoritária do governador Wanderlei Barbosa não ter um representante da região norte do Estado.
RECONSTRUÇÃO DO NOVO
Desde então, ele se afastou da política, mas nos últimos meses vem contribuindo para a reconstrução do Novo no Tocantins, assumido por um grupo de líderes do agronegócio, setor ao qual Halum é ligado.