O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou balanço nesta sexta-feira, 28, da presença de indígenas nas últimas duas eleições tocantinenses. Nas municipais de 2020, 48 membros de povos originários (34 homens e 14 mulheres) participaram dentro de um universo de 8.683 candidatos (0,55%). Em 2022, apenas três indígenas (dois homens e uma mulher) disputaram o pleito em um universo de 531 concorrentes (0,56%).
INCLUSÃO NO PROCESSO DEMOCRÁTICO
Diante deste contexto, o TRE destacou que realizou mais de 13,2 mil atendimentos em aldeias em 2023 por meio do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas. A iniciativa tem como metas proporcionar maior inclusão dos povos originários no processo democrático, levar para dentro das aldeias serviços essenciais, facilitando o acesso à Justiça Eleitoral; bem como buscar o desenvolvimento nacional com a preservação dos costumes culturais e das tradições, por meio do diálogo. As ações do programa começaram em abril deste ano e seguiram até novembro nas etnias Karajá, Javaé, Krahô, Xerente e Apinajé.
POPULAÇÃO INDÍGENAO percentual de participação dos povos originários nas últimas eleições (0,5%) está abaixo da representação da comunidade perante toda a população tocantinense, que é de 1,3%, conforme Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado é habitado por 1.511.460 pessoas, sendo 20.023 indígenas.