O senador Irajá Silvestre (PSD) foi à Tribuna na sessão dessa quarta-feira, 20, para fazer um duro discurso contra a gestão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A pauta do pronunciamento foi uma denúncia de supostas irregularidades em contratos para gerenciamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A resposta não demorou. Já nesta quinta-feira, 21, a senadora Dorinha Seabra (UB) saiu em defesa do Palácio Araguaia.
GOVERNO INVISÍVEL E INDIFERENTE AO SOFRIMENTO DAS PESSOAS
O opositor do Palácio Araguia lembrou que teve um pedido aprovado em maio de 2023 para que o Tribunal de Contas da União (TCU) apurasse contratos suspeitos na área da saúde. Conforme Irajá, o órgão encontrou irregularidades na execução, fiscalização e nos pagamentos do contrato de R$ 31 milhões para gerenciamento e operacionalização de 190 leitos de UTI. “Que tipo de governo é esse, invisível e indiferente ao sofrimento das pessoas nos corredores das unidades de saúde; e que não faz absolutamente nada”, avaliou.
GOVERNADOR OMISSO
O senador critica diretamenre o chefe do Poder Executivo, a quem acusa de não buscar resolver os problemas apontados. “Era de conhecimento de todos este caos na saúde, […] e o governador Wanderlei Barbosa não fez absolutamente nada. Pelo contrário, se omite de uma realidade triste e que envergonha os tocantinenses”, afirmou.
QUERIA CONVIDAR A IR AO ESTADO PARA SABER QUE TIPO DE GOVERNO É ESTE
Dorinha Seabra Rezende saiu em defesa do governo Wanderlei. Apesar de não citar Irajá, a senadora deixou claro para quem era o recado ao usar a mesma frase do colega: “Que tipo de governo é este. Alguns se perguntam. Gostaria de convidar a ir ao Estado para saber”, alfinetou. “Este governo merece destaque nacional, mas pelos feitos positivos. Não é por acaso que o governador Wanderlei Barbosa tem ficado entre os mais bem aviados do País”, reforçou.
TRABALHO ÁRDUO DO GOVERNO DO ESTADO
Dorinha Seabra citou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins – 11,4% em 2023 -, e do comércio varejista (11,6%), a redução do desemprego, investimentos em educação, equilíbrio financeiro e saldo positivo de US$ 2,7 bilhões da balança comercial em 2023 para exaltar a gestão, entre outros pontos. “Tudo isso é fruto do trabalho árduo do Estado, dos servidores e de toda a população. Que tipo de governo é este? É o que tem preocupação com o seu povo. Quero parabenizar a gestão que vem trabalhando arduamente para melhorar a qualidade de vida do povo tocantinense”, emendou.
Trecho do discurso do senador Irajá:
Ver essa foto no Instagram
O discurso da senadora Dorinha: