Em misterioso texto enviado à Coluna do CT, o senador Irajá Silvestre (PSD) reforçou a lembrança do primeiro comício de Juscelino Kubitschek que o levaria à presidência da República nos anos 50, feito na pequena Jataí (GO). O episódio parece uma referência direta à convenção do Partido Social Democrático (PSD), que será realizada na sexta-feira, 5, em Lavandeira, de apenas 1.984 habitantes. O Em Off já abordou já o simbolismo que o parlamentar quer dar ao evento, dando sinais de que possivelmente sairá candidato a governador, mesmo após anunciar apoio a Osires Damaso (PSC).
E Damaso?
Em meio a intensa especulação, Irajá se reúne na manhã desta quinta-feira, 4, com Damaso, conforme apurou a Coluna do CT. A expectativa da própria pré-campanha do social cristão é de que o senador irá comunicar a pretensão de disputar o Palácio Araguaia.
O texto
Intitulado “um gesto político faz toda a diferença”, o texto enviado por Irajá lembra de dos compromissos feito por Juscelino Kubitschek no comício em Jataí, como a garantia de cumprimento à Constituição e a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. O senador ainda lembra da extensa campanha feita na época, que destaca ter sido feita “sem atacar adversários” e focado em um “plano de metas” para o Brasil.
Confira abaixo a íntegra do texto:
“Um gesto político faz toda a diferença
Juscelino Kubitschek (PSD) realiza em Jataí, pequena cidade do interior de Goias, o primeiro comício de sua campanha presidencial. Do palanque, garante que, se eleito presidente, cumprirá a Constituição.
Ao ouvir a promessa, alguém da multidão perguntou: “Então o senhor pretende cumprir o dispositivo que determina a mudança da capital federal para o Planalto Central?”. O candidato, porém, respondeu solenemente: “Se for eleito, farei a mudança da sede do governo”. Foi aplaudido com entusiasmo, e a nova capital passou a integrar o programa de governo.
Jataí foi a primeira das cidades visitadas nas duas voltas que Juscelino faria pelo país nos seis meses seguintes, usando trem, lancha, navio, automóvel, cavalo ou avião. Nesse período, gravou 100 programas de televisão, participou de 300 mesas-redondas e deu 500 entrevistas. Em nenhum momento atacou seus adversários. Centralizou a campanha na defesa de um plano de metas para o Brasil. Seu slogan curto e forte marcou os debates: “50 anos em 5”. O país precisava crescer — e crescer rapidamente.“