Membros da federação “Brasil da Esperança” (PT, PCdoB, e PV) voltaram a expor nesta terça-feira, 8, divergências no posicionamento em relação ao segundo turno de Palmas. O grupo esteve coligado a Júnior Geo (PSDB), terceiro colocado na votação de domingo, 6. A disputa segue com Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL). Os deputados estaduais Ivory de Lira (PCdoB) e Cláudia Lelis (PV) – que nunca estiveram efetivamente na campanha do tucano – emitiram nota para defender a liberação dos filiados. O posicionamento foi contraposto pelas presidentes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Tocantins e na Capital, Germana Pires e Roberta Tum, respectivamente.
MOMENTO EXIGE DECISÕES PROGRAMÁTICAS, SEM RANÇOS IDEOLÓGICOS
A nota assinada por Ivory e Cláudia argumenta que a federação possui um “pensamento plural” e por isso defende a liberação dos filiados. A dupla também reforça ser da base do Palácio Araguaia e, com isto, sugerem que estarão no palanque da candidata liberal. “Como integrantes da gestão do governador Wanderlei Barbosa, que declarou desde o primeiro turno o apoio à candidata Janad Valcari, PV e PCdoB entendem que, para além do pragmatismo, o momento exige decisões programáticas e sem ranços ideológicos, devendo prevalecer os princípios democráticos que regem os partidos desde a sua criação e a pluralidade de ideias, motivos pelos quais reiteramos a disposição de liberar os integrantes das agremiações para seguir as suas próprias consciências em relação ao projeto que acreditam ser melhor”, encerram.
POSICIONAMENTO DE CARÁTER PESSOAL
O Partido Comunista do Brasil foi rápido em questionar a nota dos deputados. “O posicionamento expresso […] tem um caráter pessoal e não representa a posição do partido”, inicia. A nota destaca que a comissão metropolitana já deliberou um indicativo de apoio a Eduardo Siqueira Campos (Podemos) por unanimidade, em acompanhamento à resolução nacional que determina o combate ao bolsonarismo e à extrema direita. Já a direção estadual reforça que deverá acompanhar a decisão municipal. “Seguimos firmes no campo democrático dialogando neste momento com uma candidatura que, embora situada no campo conservador, posicionou-se aberta ao diálogo e à composição em defesa da Palmas que queremos”, argumentam.
Leia a íntegra das notas:
“Primeiramente gostaríamos de parabenizar a democracia brasileira e o nosso sistema eleitoral que em quatro horas após o encerramento da votação de domingo, 6, trouxe os prefeitos e vereadores de mais de 5.500 municípios brasileiros, bem como aqueles que disputarão o segundo turno em algumas dezenas deles.
Da mesma forma, o Tocantins conheceu 138 dos seus 139 prefeitos e todos os seus vereadores, tendo como única excessão a capital Palmas, onde haverá segundo turno entre Eduardo Siqueira Campos e Janad Valcari.
O PV e o PCdoB, que fazem parte de uma federação que inclui ainda o Partido dos Trabalhadores (PT), entendem que apesar da manifestação recente do ex-senador Donizeti Nogueira, integrante deste último, em apoiar pessoalmente a candidatura de Eduardo Siqueira Campos, e suas recomendações para que os partidos e seus integrantes façam o mesmo, a sua posição não reflete o pensamento plural que compõe a federação e os membros dos seus partidos, motivo pelo qual entendemos que o caminho correto a seguir é liberar os filiados para apoiar o candidato ou candidata preferido, sem imposições ou retaliações.
Como integrantes da gestão do Governador Wanderlei Barbosa, que declarou desde o primeiro turno o apoio à candidata Janad Valcari, PV e PCdoB entendem que, para além do pragmatismo, o momento exige decisões programáticas e sem ranços ideológicos, devendo prevalecer os princípios democráticos que regem os partidos desde a sua criação e a pluralidade de ideias, motivos pelos quais reiteramos a disposição de liberar os integrantes das agremiações para seguir as suas próprias consciências em relação ao projeto que acreditam ser melhor para o futuro da nossa amada capital Palmas.
Palmas-TO, 8 de outubro de 2024
Cláudia Lélis
Deputada estadual do Partido Verde
Ivory de Lira
Deputado estadual e Presidente estadual licenciado do Partido Comunista do Brasil”
“O Comitê do PC do B do Tocantins e do Municipal de Palmas vêm a público registrar que o posicionamento expresso na nota assinada pelo deputado Ivory de Lira, presidente licenciado do partido no Estado, em conjunto com a deputada Cláudia Lélis, do PV, na defesa da liberação dos filiados dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança para apoiarem quem desejarem no 2º turno das eleições na capital tocantinense, tem um caráter pessoal e não representa a posição do partido.
Informam, ainda, que, na segunda feira, 7, o Comitê Municipal do PC do B de Palmas, por unanimidade, aprovou indicativo de apoio à candidatura de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) no 2º turno das eleições, em razão de resolução nacional pela qual o partido, nas situações em que seu candidatono 1º turno não conseguiu chegar ao 2º, deve lutar para derrotar os candidatos que representam o bolsonarismo e a extrema-direta, no caso de Palmas, a deputada Janad Valcari, do PL.
Já a Comissão Executiva Estadual se reunirá nesta quarta-feira(9) para tomar uma posição, que deverá, em razão de consulta prévia já realizada, acompanhar o Comitê Municipal e a orientação nacional da legenda, restando para a efetivação deste apoio uma etapa de diálogo com o candidato, que será conduzida em bloco com a Federação Palmas Brasil da Esperança e os partidos da Federação PSDB/Cidadania.
Seguimos firmes no campo democrático dialogando neste momento com uma candidatura que, embora situada no campo conservador, posicionou-se aberta ao diálogo e à composição em defesa da Palmas que queremos.
Palmas, 9 de outubro de 2024
Germana Pires Coriolano
Presidente em exercício do PCdoB do TO
Roberta Tum
Presidente do Comitê Municipal do PCdoB