A deputada estadual Janad Valcari (PL) lançou a candidatura a prefeita de Palmas na noite desta sexta-feira, 2, em convenção com extensa estrutura na Praça dos Girassóis. O lotado evento ficou marcado pelo desembarque do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na campanha da liberal após segurar o posicionamento até o último dia. Conforme antecipado pelo Em Off, o vereador Pedro Cardoso (Republicanos) ficou com a vaga de vice da majoritária. A chapa chega para o pleito com um extenso apoio partidário, que conta ainda com União Brasil, PDT, MDB, Progressistas, Solidariedade, Avante, PRD, DC e PMB.
WANDERLEI DEIXOU O CORAÇÃO DE JANAD SAINDO PELA BOCA
Janad Valcari fez o pronunciamento que fechou a convenção, logo após o governador, apoio que foi bastante celebrado. “Você deixou o meu coração saindo pela boca, mas tudo tem um tempo certo, […] e o tempo é agora. E o senhor sempre soube o que é melhor para Palmas e eu não vou lhe envergonhar. Mas preciso muito de caminharmos juntos nos quatro cantos dessa cidade. Eu não tenho preguiça, o senhor muito menos, então essa dupla vai ser o maior sucesso”, afirmou a candidata a prefeita.
NÃO É FILHA, ESPOSA OU FAMILIAR DE POLÍTICO
A deputada estadual pontuou como um diferencial o fato de ter vindo de uma família humilde, abandonada pelo pai e criada pela mãe ao lado dos irmãos, todos presentes e apresentados ao público. Janad Valcari se emocionou ao falar dos familiares e de sua história. “Quero dizer a vocês que tenho quatro irmãos, nós somos cinco, e todos eles me apoiam”, fez questão de pontuar. “Eu não sou filha em berço de ouro, não sou casada com nenhum político, não sou um troféu de nenhum político. Nenhum político na minha família eu tenho. Eu cresci lutando, batalhando, ralando. Aproveitei as oportunidades pra eu ser alguém na vida”, pontuou em outro momento.
PREFEITURA E PROPÓSITO DE VIDA E GESTÃO NÃO SE FAZ SEM APOIO
Janad Valcari fez críticas gerais à atual gestão, passando pelos transportes público, escolar e pela saúde, e questionou o que chamou de uma cidade “distanciada”, em que só “um cantinho” é cuidado. “Vamos fazer uma Palmas só para todos”, emendou. “Ser prefeita é meu propósito de vida, porque eu sei, vivi a realidade. Precisei do remédio do postinho, da merenda escolar, que às vezes era única que nós tínhamos; precisei de uma casa popular”, listou. A candidata também deu um recado sobre a importância de ter um palanque recheado “Não se faz gestão sem apoio político, sem recursos, sem emendas parlamentares, sem convênios. E é por isso que eu tenho pessoas maravilhosas aqui comigo, a bancada estadual, federal, que acreditam neste projeto”, pontuou também.
NÃO HOUVE DEMORA PARA SACRAMENTAR APOIO, POIS TUDO TEM A HORA CERTA
Wanderlei Barbosa não enrolou para endossar a candidatura de Janad Valcari e já a citou como “a próxima prefeita de Palmas” no início do discurso. Em seguida, o republicano explicou, sem explicar, a razão de não ter definido o apoio antes. “Eu não demorei. Tudo é feito na hora certa e esta é a hora da preparação da tua eleição, de discutir esta cidade”, afirmou. O governador ainda se colocou à disposição para andar pelos bairros da Capital com Janad Valcari e aproveitou para elencar as ações feitas à frente do Palácio Araguaia e fez um apelo de gestão semelhante no município. “A alegria voltou ao nosso Estado, mas vai voltar com nós dois juntos. Quero que seja uma prefeita acessível, cuidadosa com o nosso povo”, emendou.
PEDRO CARDOSO QUER RESULTADO NO 1º TURNO
Definido como companheiro de chapa, Pedro Cardoso classificou Janad Valcari como “guerreira” e se comprometeu a estar do lado da aliada nos 45 dias de campanha para “consolidar a eleição no 1º turno”. “Não serei vice de papel, serei para te ajudar, te dar conselhos, o que eu ver de errado também. Parceiro também é isso, que tem a liberdade de falar para o seu amigo quais os caminhos certos”, garantiu.
PALMAS NUNCA SERÁ OBJETO DE HERANÇA
Também fizeram breves discursos os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra, com destaque para a fala do liberal. “Eu tenho só um ensinamento para dar. Palmas não é, e nunca será, objeto de herança. Palmas é instrumento de conquista”, cutucou ele, no que foi recebido como resposta às críticas que recebeu do candidato do Podemos, Eduardo Siqueira Campos, filho do governador Siqueira Campos, falecido no ano passado e cuja imagem tem sido muito utilizada pelo filho na campanha. Outro ponto de destaque foi a fala em que garante que o Partido Liberal estará com o projeto do governador onde ele estiver. Também tiveram o uso da palavra os deputados federais Carlos Gaguim (UB), Eli Borges (PL), o estadual Léo Barbosa (Republicanos), além de boa parte dos cerca de 200 candidatos a vereador das siglas que compõem a coligação.
PRESENÇAS
Ainda marcaram presença no evento os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos), e Pedro Júnior (PP), o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos); os deputados estaduais Cleiton Cardoso (Republicanos), Gipão Costa (PL), Moisemar Marinho (PSB), o ex-governador Marcelo Miranda (MDB), a ex-deputada federal Dulce Miranda (MDB), o ex-vice governador Raimundo Boi; o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto; o ex-senador Ataídes Oliveira; o secretário da Agricultura, Jaime Café; a ex-prefeita Nilmar Ruiz (PL) e o atual vice-prefeito de Palmas, André Gomes (PL).
Confira imagens da convenção:
Fotos: Mariana di Pietro/Ascom