Em resposta ao líder da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), o vereador Rogério Freitas (MDB), a presidente da Câmara, Janad Valcari (Podemos), disse que o colega “deveria se posicionar em favor de resguardar os direitos constitucionais previstos em lei, em vez de defender a aprovação de um cheque em branco, para que a prefeitura realize tais aquisições [de vacinas contra a Covid-19] às cegas do Parlamento e da população palmense”. Nesse sábado, 6, Janad alegou que o projeto que autoriza o município a compor o consórcio para comprar vacinas contra a Covid-19 estava incompleto e encerrou a sessão extraordinária sem colocá-lo em votação.
Plenário em circo
Como reação, Freitas avaliou que a presidente agiu “de forma autoritária” e que, para ela, “é mais importante transformar o Plenário da Câmara em circo do que dialogar com o município e combater a Covid-19 que tem tirado a vida de muitas pessoas na Capital”.
Tenta mascarar a insatisfação
Em sua nota, Janad disse que o Freitas “tenta mascarar sua insatisfação por ter que comparecer na Câmara no final de semana” e que “deveria, na verdade, cumprir com o seu papel de representante do Poder Executivo na Câmara, a fim de buscar as respostas para as inconsistências observadas no PL, que está visivelmente em desacordo com o que determina a lei”.
Não houve desrespeito
Ela ainda negou que tenha agido com desrespeito aos colegas, como afirmou a vereadora Laudecy Coimbra (SD). “Esclareço que não houve desrespeito com os colegas, mas, se assim entender, prefiro continuar defendendo os interesses da comunidade do que de alguns”, afirmou.
Posicionamento correto
Por fim, a presidente da Câmara defendeu sua decisão de encerrar a sessão. “Tomei o posicionamento que considero correto, de acordo com a lei, e é assim que vou continuar me posicionando sempre que for necessário”, avisou.
Trupe ensaia espetáculo
Apropriando-se da metáfora da Freitas, quando disse que Janad tentava transformar o plenário em circo, a presidente do Legislativo disse que é ao contrário: “Alguns é que se reuniram como uma trupe para ensaiar um espetáculo”.
Leia a íntegra de Janad:
“Nota resposta aos comentários dos vereadores Rogério Freitas e Laudecy Coimbra na Coluna do CT.
Em resposta aos comentários levianos do líder da prefeita, vereador Rogério Freitas, para este veículo de comunicação, a presidente da Câmara Municipal de Palmas, Janad Valcari, vem a público repudiar as falas descabidas do parlamentar, que deveria se posicionar em favor de resguardar os direitos constitucionais previstos em Lei, em vez de defender a aprovação de um cheque em branco, para que a prefeitura realize tais aquisições às cegas do parlamento e da população Palmense.
O nobre vereador, que tenta mascarar sua insatisfação por ter que comparecer na Câmara no final de semana, deveria, na verdade, cumprir com o seu papel de representante do poder executivo na Câmara, a fim de buscar as respostas para as inconsistências observadas no PL, que está visivelmente em desacordo com o que determina a Lei.
Já com relação aos comentários da vereadora Laudecy Coimbra, esclareço que não houve desrespeito com os colegas, mas se assim entender, prefiro continuar defendendo os interesses da comunidade do que de alguns.
Por fim, iniciei a sessão, fiz os esclarecimentos necessários apontando os problemas e alguns é que se reuniram como uma trupe para ensaiar um espetáculo. Tomei o posicionamento que considero correto, de acordo com a Lei, e é assim que vou continuar me posicionando sempre que for necessário.
Janad Valcari
Presidente da Câmara Municipal de Palmas”