A campanha de Jorge Frederico (Republicanos) abordou nesta terça-feira, 3, a proposta de implementar o Programa de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa criada em São Paulo prevê atendimentos para casos de média e baixa complexidade, como pequenas suturas, medicação, raio-x, exames laboratoriais, entre outras demandas, como forma de evitar lotações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Funcionará integrado às UBS e atenderá casos de menor urgência para desafogar a UPA e o HRA [Hospital Regional]”, resumiu.
AMA EM UNIDADES JÁ EXISTENTES
A proposta prevê a instalação da AMA nas unidades de saúde já existentes na cidade. “Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso rápido e eficaz ao atendimento médico, sem precisar enfrentar longas filas, esperar horas na UPA ou HRA. Vamos investir na infraestrutura das unidades de saúde, construir anexos e contratar profissionais qualificados para atender esta demanda. Vamos trabalhar para que a saúde pública de Araguaína seja referência no Tocantins, pois nossa população precisa e merece”, afirmou.
FUNCIONAMENTO
As AMAs representam uma alternativa para atendimento emergencial rápido e eficaz. Quadros como resfriados, febres, alergias, pressão alta e pequenos ferimentos que necessitam de sutura são alguns exemplos de situações que podem ser atendidas no espaço. O local terá atendimento ao público das 7 às 19 horas.