A 1ª Vara Criminal de Colinas do Tocantins decretou na tarde desta terça-feira, 27, a prisão de Lázaro Meriche da Silva, homem que divulgou um vídeo com ameaça de morte a policiais militares e civis, vereadores, pastores, padres e juízes. A decisão atende a um pedido do Ministério Público (MPE), que já tinha sido acionado pelo presidente da Câmara, Leandro Coutinho. A decisão afirma que a medida é necessária para a garantia da ordem pública. O magistrado responsável foi José Carlos Ferreira Machado.
ENTENDA
Em vídeo que circula nas redes sociais, o homem identificado como Lázaro Meriche da Silva afirma que irá matar autoridades colinenses caso não confessem que mataram sua esposa e dois filhos. Com sinais de desequilíbrio, o homem se grava listando graves ameaças. “A qualquer instante, eu vou entrar dentro de uma escola, de uma delegacia, de uma igreja lotada, e com umas três facas e vou matar todos vocês. Quero subir em cima do púlpito e cortar a cabeça de um padre, de um pastor, de um delegado, de um juiz. Eu vou ficar esperando a hora certinha. Entrar de surpresa”, afirma.
INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA
Ao recorrer ao MPE e também às Polícias Militar (PM) e Civil (PC), Leandro Coutinho demonstrou preocupação e cobrou intervenção psiquiátrica. “Estive protocolando ofícios no MPE, PC e PMTO em relação ao cidadão Lázaro, que tem tocado o terror na cidade gravando vídeos dizendo que vai praticar violência nas escolas, creches, com cidadãos. […] Como medida de precaução, a gente está pedindo a internação compulsória dele e esperamos que seja atendido de forma imediata, que se recupere e volte a ser o cidadão de bem que era antigamente”, afirmou.
Confira a manifestação do vereador: