Decisão da 6ª Zona Eleitoral desta quinta-feira, 19, indeferiu o registro de candidatura do vereador eleito Welison Bernardes Oliveira, o Nenezão do Elton (MDB). Em resumo, o emedebista – que substituiu Weliton da Costa no pleito (MDB) no pleito – apresentou a ata de convenção que deliberou sobre a troca “de forma diferente” do que é previsto pela Resolução de 23.623 de 2020. “O candidato substituto pleiteou sua candidatura antes mesmo de seu partido político ter lançado seu nome para disputar o pleito”, anota o juiz Manuel de Faria Reis Neto, que tornou nulo os votos recebidos pelo político.
Ação do prefeito reeleito
A decisão da 6ª Zona Eleitoral atende uma representação da coligação “Tabocão Não Pode Parar”, do prefeito reeleito Wagner Teixeira de Farias, o Vaguim do Valdomiro (PSD). O social democrata derrotou por uma diferença de 10,74% dos votos válidos o petista Jason Oliveira, o Zim da Agronorte.
Composição da Câmara
Apesar da anulação dos votos recebidos por Nenezão do Elton, o MDB ainda consegue uma segunda vaga pela sobra, conforme cálculo da Coluna do CT. Entretanto, quem assume a cadeira agora é Renata Couto. O outro emedebista no Legislativo é Gerson da Sulina. A composição do Legislativo continuará com quatro vagas para o Democratas, três para o Partido Social Democrático (PSD) e duas para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).