Com 13 eleições presidenciais diretas e 28 municipais realizadas, a Justiça Eleitoral completa nesta segunda-feira, 24, 93 anos de existência, assim como o voto feminino. O presidente do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, exaltou a atuação do órgão. “É fundamental para a cidadania, uma vez que garante o exercício da democracia. O voto é um dos direitos que garante a plenitude da cidadania à eleitora e ao eleitor, é por isso que é tão importante que todos possam exercer o sufrágio, de forma independente do gênero e classe social. Neste sentido, o TRE tem permanecido fiel ao principal objetivo da Justiça Eleitoral, garantindo aos tocantinenses um processo eleitoral seguro e inclusivo”, comentou.
VOTO FEMININO
Para as últimas eleições, em 2024, 155,9 milhões de pessoas estavam aptas a votar, sendo que 52% deste número correspondia ao eleitorado feminino, quase 82 milhões de mulheres em todo o País. No Tocantins, o gênero feminino também é maioria do eleitorado. Entre os 1,1 milhão de pessoas aptas ao voto nas últimas eleições, 51% eram mulheres, mais de 590 mil eleitoras, informou o TRE-TO.
PARTICIPAÇÃO ATIVA
A participação das mulheres no processo político também foi exaltada pelo Tribunal. Em 2024, nos 139 municípios tocantinenses, 2.515 candidatas femininas concorreram aos cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora. Como resultado, foram eleitas 335 mulheres. O resultado demonstra que ainda há uma grande disparidade de gênero nos cargos municipais, mas em comparação às últimas Eleições 2020, é importante ressaltar o crescimento de cerca de 19% das eleitas mulheres, que foi de 280 para 335.