A campanha da deputada estadual Janad Valcari (PL) sofreu reveses na Justiça Eleitoral contra os dois principais adversários: Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Júnior Geo (PSDB). Em ambos os casos, a decisão foi pela manutenção da divulgação de propagandas com teor negativo à liberal.
TRE SUSPENDE EFEITOS DE DECISÃO A PEDIDO DE GEO
Uma das decisões é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O juiz plantonista Wagmar Roberto Silva acolheu mandado de segurança da campanha de Júnior Geo (PSDB) e suspendeu efeitos de liminar proferida em 1ª instância para restabelecer a veiculação de uma propaganda da coligação “Palmas Avança”.
ÁUDIO QUE SUPOSTAMENTE MOSTRA JANAD A DESTRATAR FUNCIONÁRIA
A propaganda restabelecida por Júnior Geo reproduz áudio atribuído a Janad Valcari em que supostamente destrata uma funcionária. O juiz afirma que a campanha da liberal “deveria ter produzido prova técnica sobre o áudio a fim de demonstrar vícios, seja na perspectiva da manipulação, seja da descontextualização”. “De mais a mais, a mensagem, para ser qualificada como sabidamente inverídica, deve conter inverdade flagrante que não apresente controvérsias”.
PEDIDO DE JANAD NEGADO
Em outra frente, a 29ª Zona Eleitoral negou o pedido de liminar de Janad Valcari para suspender propaganda de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) impulsionada nas redes sociais em que se refere à liberal como a “candidata que só se defende” e Júnior Geo como o que só ataca. “Todavia, ao analisar o contexto da publicação, verifica-se que o conteúdo questionado insere-se no campo das críticas genéricas e comparativas, que não configuram propaganda negativa proibida pela legislação eleitoral”, resumiu o juiz Luiz Zilmar dos Santos Pires.
EDUARDO QUESTIONA PESQUISA
Ainda no âmbito judicial, Eduardo Siqueira Campos acionou a 29ª Zona Eleitoral para solicitar apuração de possível manipulação na realização de pesquisa por telefone nas eleições de Palmas. Um eleitor do candidato enviou vídeo que mostra o levantamento não computando sua intenção de voto.
- Clique e confira as decisões favoráveis às campanhas de: Eduardo Siqueira e Júnior Geo.
Veja abaixo o vídeo da ação de Eduardo Siqueira contra pesquisa eleitoral: