A senadora Kátia Abreu (Progressistas) agradeceu pelo Twitter, na madrugada desta segunda-feira, 3, pelos mandatos que exerceu no Tocantins. “Vivi momentos de grandes alegrias, embates e de muito aprendizado. Desejo boa sorte aos novos eleitos do Tocantins e do Brasil”, afirma no post.
Kátia ficou em segundo lugar, com 18,5%, um total de 145.104 votos. A nova senadora é a professora Dorinha Seabra Rezende (UB), com 50,42%, ou 395.408 votos.
Ela foi eleita deputada federal em 2002 e chegou ao Senado em 2006. Em 2014 se reelegeu com a menor diferença de votos do país (0,87 ponto percentual), vencendo o hoje senador Eduardo Gomes (PL).
A partir daí, Kátia acumulou uma série de derrotas eleitorais. A primeira para o governo na eleição suplementar de 2018, quando ficou na quarta colocação. Depois, nas eleições ordinárias daquele ano, disputou a vice-presidência da República na chapa de Ciro Gomes, que terminou a corrida presidencial em terceiro lugar. E neste domingo ela não conseguiu aval popular para seu terceiro mandato de senadora.
Confira o post da senadora: