O enviado especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, se reuniu nesta terça-feira, 28, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e anunciou que o governo americano está “comprometido em colaborar com o Fundo Amazônia”.
Em coletiva de imprensa após o encontro, o norte-americano explicou que os valores e a data de início do repasse dos recursos ainda precisam passar pelo Congresso dos EUA.
Kerry e Marina anunciaram também a criação de um grupo especial para a proteção dos povos indígenas e o combate ao desmatamento.
A iniciativa tem como objetivo combater os efeitos das mudanças climáticas , além de focar na proteção da biodiversidade no Brasil.
“Temos o compromisso de trabalhar com o Fundo Amazônia, com outras entidades também. Trabalhar de forma bilateral em diversas áreas.
Desenvolvimento, pesquisa, novos produtos, possibilidades. Acho que com o grupo de trabalho que anunciaram, nós conseguimos preencher essas áreas que vamos atender”, disse o enviado de Joe Biden.
Segundo a ministra brasileira, os dois discutiram “um tema importante em relação aos Estados Unidos fazerem uma cooperação com o Fundo Amazônia”, algo que “já vem acontecendo em relação à Noruega, Alemanha”.
“Celebramos que os Estados Unidos também estão imbuídos desse propósito”, acrescentou ela, agradecendo o interesse no fundo e lembrando que existem outras formas de colaboração que entrarão em vigor, como a valorização dos créditos de carbono.