Pré-candidato a governador e ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB) voltou às críticas nesta quarta-feira, 16, ao Hospital Geral de Palmas (HGP), que foi vistoriado na terça-feira, 15, pelo Ministério Público do Tocantins (MPE). Problemas com pessoal, falta de insumos e pacientes nos corredores foram alguns dos problemas constatados. O tucano também afirma ter recebido vídeos de pessoas sendo atendidas sem macas. “É desumano ver pessoas sendo deixadas no chão do HGP por causa do total descaso e falta de responsabilidade do governo. Pessoas fragilizadas, que buscam por socorro no hospital, são expostas ao risco de infecções e à morte. Isso é inaceitável”, disparou em material divulgado à imprensa.
Estado deveria ter planejamento
Laurez Moreira afirma que as reformas não podem ser justificativa para prejudicar o atendimento. “Dizer que pessoas são deixadas no chão de um hospital porque o local está passando por reforma só mostra a incompetência da gestão do governo. Se havia a necessidade da reforma, o governo deveria ter se planejado antes, verificar a demanda e criar alternativas para que as pessoas fossem atendidas com dignidade. Essa é uma obrigação do governo”, reforçou.
HGP tem problemas de atendimento há anos
O pré-candidato a governador segue com as críticas à situação da unidade, que diz ter problemas a bastante tempo. “Há anos o HGP tem problemas de atendimento por conta da má gestão da saúde do Estado. Em qualquer momento que se chega no hospital vai encontrar pessoas sendo atendidas nos corredores, falta de medicamentos, de profissionais. A pandemia agravou ainda mais esse problema que está matando pessoas. Como pensar que alguém possa se curar de uma doença ou uma enfermidade sendo tratada no chão de um hospital”, questiona Laurez Moreira.